O Viva a Praça trouxe uma alternativa de lazer e segurança para os moradores. Enquanto isso, a construção e a entrega da EMEI Parque do Sol representam uma conquista para toda a comunidade com a abertura de mais vagas na Educação Infantil. As obras serão retomadas em janeiro de 2023

A quinta-feira (22) foi marcada por notícias importantes no Loteamento Parque do Sol. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, entregou para a comunidade um espaço Viva a Praça e, ao inaugurar a estrutura, também fez um anúncio bastante esperado pelos moradores: o contrato com a empresa responsável foi assinado e as obras da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) serão retomadas pela Prefeitura em janeiro.
Conforme o prefeito, são dois equipamentos que qualificam a infraestrutura do bairro e que impactarão diretamente na vida da população. “O espaço Viva a Praça é um dos seis já entregues pela Prefeitura, pensando nas crianças, na convivência dos moradores e na segurança. Já a escola de Educação Infantil representa uma conquista coletiva, uma vez que, com a luta de todos, a Prefeitura conseguiu junto ao Governo federal uma autorização que possibilitou o andamento do projeto e vai entregar a instituição para as famílias, abrindo mais de 230 vagas na Educação Infantil”, afirmou.
A representante da Associação de Moradores do Parque do Sol, Elisandra da Silva, resumiu o sentimento de toda a comunidade com as notícias. “Queremos agradecer a todos os envolvidos. O Viva a Praça é um projeto muito bonito e a escola é necessária. Espero que as nossas crianças consigam conquistar muito mais”, disse.
O vereador Luizinho Valendorf, que reside no entorno da escola e participou diretamente das tratativas para que o Município conseguisse dar continuidade à obra da escola, considerou a importância da unidade para as famílias. “É uma alegria para esta comunidade receber a presença do governo municipal e estes anúncios. A região precisava muito de um aparelho público como o Viva a Praça e fica muito feliz com a escola, que é uma luta feita por muitas mãos e representa esperança para os pais e mães, que sabem que seus filhos estarão bem cuidados para que possam trabalhar com tranquilidade e realizar sonhos. O parque do Sol começa hoje uma nova realidade, de progresso”, destacou.
Viva a Praça
O Viva a Praça foi entregue na Rua João Donaseski. Conta com novo playground e área de convivência para o uso das famílias, além de iluminação e câmeras de videomonitoramento para ampliar a segurança do local.
Este é o sexto espaço do programa entregue pela Prefeitura entre 2021 e 2022. Além do Parque do Sol, foram beneficiados os bairros Vila Nova, Hípica, Valinhos, Santa Maria II e Loteamento Copacabana. Até o fim do ano, serão 13 Viva a Praça disponíveis para a comunidade.
EMEI Parque do Sol
Após três anos de tratativas, a Prefeitura obteve a autorização necessária do Governo Federal para dar sequência à construção da EMEI. O Município conseguiu alterar o método construtivo da unidade junto ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, por licitação, contratou a empresa responsável. O contrato foi assinado nesta quinta-feira junto com ordem de serviço da obra.
O prefeito comemorou a recuperação da obra e enfatizou que a EMEI Parque do Sol será uma das nove escolas entregues pela gestão municipal. “Esse é o maior número de escolas que entregaremos em dois ou três anos. Temos três escolas já entregues: a EMEI Criança Feliz; a EMEI Santa Isabel; e a Escola Olga Caetano Dias, a tão sonhada escola dos autistas. Teremos a EMEI Parque do Sol com as obras iniciadas em janeiro e, além disso, vamos anunciar mais cinco escolas em 2023. Esse é o resultado de um trabalho que pensa na educação como um caminho de transformação para a sociedade”, pontuou.
Foto: Michel Sanderi