Prefeitura homenageia escolas que sediaram o XV Festival Internacional de Folclore

Pedro Almeida esteve nas quatro instituições de ensino que, em agosto, receberam os grupos artísticos e folclóricos internacionais e de outros Estados brasileiros. Na conversa com alunos e professores, chefe do Executivo entregou placas de reconhecimento às direções escolares

Entre os dias 04 a 12 de agosto, Passo Fundo tornou-se palco para diferentes manifestações artísticas e culturais durante o XV Festival Internacional de Folclore. Nesta edição, além de mudanças na estrutura do evento, o Festival também descentralizou suas atividades e promoveu, em quatro regiões diferentes da cidade, apresentações folclóricas para envolver a comunidade nas celebrações. Nesta terça-feira (04), o prefeito, Pedro Almeida, visitou cada uma das escolas que recepcionou os grupos folclóricos para conversar com alunos e professores.

Conforme Pedro, a intenção de tornar o XV Festival de Folclore um espetáculo popular e acessível, integrando a comunidade em toda a atração, foi atingida. “Ficamos muito felizes com a recepção da comunidade passo-fundense aos grupos internacionais e de outros Estados brasileiros. Passo Fundo reforçou seu caráter acolhedor e sua disposição a consolidar o Festival como um evento da cidade. Levar os espetáculos para quatro regiões diferentes do município também mostrou-se uma iniciativa acertada”, avaliou ele.

Durante a visita às instituições que receberam as atrações, o prefeito, acompanhado do secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, e de vereadores, entregou às direções escolares placas de reconhecimento pela adesão ao projeto do Festival. “Estamos trabalhando com a proposta de levar o conhecimento, a arte, a cultura e a aprendizagem para além das salas de aula. Por isso, o Festival ter sido recebido nas escolas da rede municipal de ensino é importante, pois reforça nosso compromisso de sermos uma Cidade Educadora”, destacou Pedro.

Para a diretora da EMEF Guaracy Barroso Marinho, no bairro José Alexandre Zachia, Leila Regina Gallina, ter sediado um dos espetáculos do Festival de Folclore transformou o cotidiano da escola, permitindo uma integração dos artistas com os alunos e suas famílias. “Para todos nós foi um momento importante. Tenho certeza que ficará para sempre esse registro”, destacou.

Além do bairro Zachia, o XV Festival Internacional de Folclore também foi sediado nas EMEF’s Romana Gobbi, Eloy Pinheiro Machado e Notre Dame – cada uma abrangendo um quadrante do município. O secretário de Educação observou que as escolas se mobilizaram para receber a comunidade, proporcionando a todos os visitantes uma demonstração do acolhimento da rede municipal de educação.