Cerca de 18,5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino iniciam as aulas

Enquanto os estudantes do Ensino Fundamental retornaram às escolas nesta quarta-feira (18), as crianças da Educação Infantil começarão as aulas na quinta-feira (19)

Esta semana marca o início do ano letivo de 2026 para 18,5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo. Enquanto os estudantes do Ensino Fundamental retornaram às escolas nesta quarta-feira (18), as crianças da Educação Infantil começarão as aulas na quinta-feira (19).

Ao receber os alunos, a diretora da EMEF Senador Pasqualini, Jaqueline Timm, destacou que a escola buscou proporcionar uma recepção alegre, já que o ano será de muitas atividades e conhecimento. “Tirar férias é muito porque a gente recarrega as energias, mas voltar é ótimo. Nós estamos muito animados”, enfatizou.

Para Yasmin Dias, aluna do oitavo ano da escola, o retorno foi especial pelo reencontros com os professores e colegas. “A gente espera praticamente dois meses para voltar à rotina”, disse.

Escolas e professores preparados
Durante o período de recesso, conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a Prefeitura trabalhou na manutenção das escolas. “Realizamos ações de manutenção preventiva e corretiva nas escolas, com melhorias na estrutura, pintura, limpeza, revisão de equipamentos e sistemas de segurança. Nosso objetivo é garantir que cada unidade esteja preparada para receber os estudantes com segurança e condições adequadas de aprendizagem”, mencionou.

Além disso, no início de fevereiro, os professores passaram pelo processo de formação continuada, participando, entre outras atividades, de uma palestra com o filósofo Clóvis de Barros Filho. “É importante destacar que a formação continuada não é evento pontual. É parte de uma política estruturada de valorização e qualificação docente. Queremos uma rede que aprenda continuamente e que tenha clareza de seu papel transformador”, salientou.

Com escolas preparadas, equipes mobilizadas e investimentos em infraestrutura, o ano letivo começa com a expectativa de muito aprendizado, convivência e novas conquistas para a educação municipal.