Prefeitura inaugura nova Escola de Educação Infantil no bairro Maggi de Césaro

Local irá atender 120 crianças de seis meses a seis anos

A Prefeitura de Passo Fundo realizou, nesta quinta-feira (3), a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Marinilza de Farias Santos, localizada no bairro Maggi de Césaro. Com capacidade para atender 120 crianças de seis meses a seis anos, a nova escola representa mais um passo importante da administração municipal na ampliação da oferta de educação pública de qualidade na primeira infância.

A cerimônia contou com apresentações artísticas das crianças, homenagens à professora que dá nome à escola e a presença de autoridades municipais, familiares, educadores e representantes da comunidade. A escola homenageia a professora Marinilza de Farias Santos, conhecida como Prô Nica, que atuou por muitos anos na rede municipal de ensino, desenvolvendo projetos sociais e esportivos e deixando um legado de dedicação e carinho pela educação.

O prefeito Pedro Almeida destacou a importância da entrega para o desenvolvimento da região e para o futuro da cidade. “Cada nova escola que inauguramos é um investimento direto no futuro da nossa cidade. A EMEI Marinilza de Farias Santos foi pensada com cuidado para acolher as crianças e suas famílias com qualidade, segurança e afeto. Entregar uma escola como essa, sem dúvida, é um dos momentos mais importantes e emocionantes para qualquer prefeito. Me sinto muito feliz por estar aqui hoje, podendo presenciar essa conquista. Que Deus abençoe essa escola e que tenhamos, aqui, todas as condições de formar aqueles que serão os nossos futuros líderes, professores, médicos, doutores – cidadãos que terão suas trajetórias marcadas por esse espaço de aprendizagem e convivência. Esta é uma região que tem crescido muito, e é nosso compromisso garantir que o serviço público acompanhe esse crescimento. Viva essa nova escola, viva a educação de Passo Fundo! Seguimos juntos”, afirmou.

Com seis turmas organizadas conforme a faixa etária, a escola se inspira em abordagens pedagógicas com foco no desenvolvimento integral da criança por meio da escuta, do afeto e do respeito ao tempo de cada um.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Adriano Canabarro Teixeira, o projeto da escola traduz o olhar humanizado da rede de ensino. “A inauguração desta escola representa mais uma importante ação da Prefeitura de Passo Fundo no sentido de ampliação de vagas para a Educação Infantil, especialmente. Desde 2021, já foram criadas mais de 2.000 vagas, sendo a maioria para esta etapa de ensino”, explicou.

A nova EMEI começa a funcionar no dia 5 de agosto, quando as crianças matriculadas iniciam oficialmente a jornada de descobertas, aprendizagens e convivências. Para marcar esse novo começo, a cerimônia foi finalizada com o plantio simbólico de uma árvore no pátio da escola, realizado pelas crianças e pelo prefeito.

A comunidade também celebrou a entrega com emoção e reconhecimento. Giordana Rosa Baumgratz, mãe do pequeno Delso Gabriel, de dois anos e quatro meses, falou sobre o impacto da nova escola em sua rotina. “Eu achei que foi maravilhoso. A gente mora super perto, acho que dá uns 300 metros, então ficou super acessível pra nós. Isso foi um feito imenso, porque precisamos trabalhar e nem sempre temos com quem deixar os filhos. Além disso, a escola representa um acréscimo imenso para ele, pelo convívio, pelos aprendizados. Para nós, está sendo maravilhoso”, destacou.

A família da professora homenageada também participou da cerimônia. A mãe de Marinilza, Marisa de Farias, se emocionou: “Estou me sentindo muito orgulhosa, porque realmente a minha filha amava o magistério, amava educar. Neste momento, ela está aqui de alguma forma, e eu estou muito feliz. A família está ainda mais”, relatou a mãe.

A filha da professora, Michele, emocionou-se ao representar a família. Para ela, a homenagem simboliza o legado de amor, empatia e dedicação deixado por Marinilza. “Que essa escola seja um lugar de acolhimento, aprendizado e carinho. Minha mãe, a Prô Nica, foi um exemplo de doação e vocação, e continuará sendo luz para nós e para tantas crianças que aqui estudarão”, disse.

A irmã da professora, Mariliza, que também esteve presente, reforçou o sentimento de gratidão. “Minha irmã amava a profissão. Era tudo para ela. Hoje, ao receber essa homenagem, isso representa algo muito importante para a nossa família, uma bênção em nossas vidas. Tenho certeza de que as crianças que estarão aqui serão abençoadas por ela e serão felizes, porque a presença dela vai estar aqui", finalizou emocionada.