Prefeitura apresenta novos professores para a rede municipal

Mais 23 professores e 3 secretários de escolas complementarão a Rede Municipal de Educação a partir da próxima semana. As aulas nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental serão retomadas no dia 13 de fevereiro



A Prefeitura de Passo Fundo deu posse a mais 23 professores e 3 secretários de escola para a rede municipal, que, selecionados por meio de concurso público, já iniciarão as atividades nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental na próxima semana. A cerimônia de ingresso oficial foi realizada na tarde desta quarta-feira (1), na Universidade de Passo Fundo.

O prefeito, Pedro Almeida, deu as boas vindas aos novos docentes e enfatizou a missão que eles enfrentarão junto com toda a rede. “Somos uma Cidade Educadora que pensa lá na frente, em construir uma cidade melhor. Este futuro passa pela Educação e tenho a certeza de que vocês vão contribuir para fazermos este legado”, afirmou.

A jornada dos novos profissionais começará no dia 6 de fevereiro, quando as escolas reiniciarão as atividades pedagógicas internas. Nos dias 9 e 10, todos os 1,5 mil professores da rede deverão passar por um processo de formação que antecipará o ano letivo de 2023. As aulas nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental serão retomadas no dia 13 de fevereiro.

A professora Raquel Teodoro da Silva estava entre os professores que tomaram posse e vai atuar na Educação Infantil. “Com muita alegria, inicio este trabalho na Rede Municipal de Passo Fundo. A expectativa é atender às necessidades dos alunos, da escola, da comunidade escolar e da sociedade”, avaliou.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, mencionou que, pensando nos desafios do futuro, a rede está em um movimento de qualificação da educação oferecida às 18 mil crianças e adolescentes e que conta com a dedicação desses profissionais. “O papel da Educação, em todas as esferas, é essencial para que as crianças e jovens se aventurem em um universo cheio de coisas novas. Nós acreditamos que ela é a solução para todos os problemas do mundo. A gestão municipal tem a Educação como um elemento basilar para a transformação de Passo Fundo, que já tem uma rede que é referência para o Brasil inteiro”, disse.

Portanto, além dos investimentos em ferramentas e alternativas pedagógicas, o Município busca qualificar a rede com a contratação de novos professores. “São implementadas várias medidas para qualificar a educação do Município, como a infraestrutura das escolas, a proposta pedagógica, a adoção de novas metodologias. Mas, sem dúvida, uma das mais importantes é o material humano. Nossa rede é formada por profissionais com grande comprometimento e competência técnica. Ampliar este quadro nos possibilita avançar ainda mais na qualificação da rede municipal”, considerou Adriano.

Também estiveram presentes no ato de posse dos professores o presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Grando, a presidente do Simpasso, Maria Bernardete de Mattos, a representante do CMP - Sindicato dos Professores Municipais, Geniane Dutra, e a representante do Conselho Municipal de Educação, Adriana Aparecida da Silva.


Novas escolas
Durante a manhã desta quarta-feira (1), em coletiva de imprensa com veículos de comunicação locais, o prefeito Pedro Almeida reforçou que, em 2023, o Município vai iniciar a construção de 5 novas escolas, nos bairros Petrópolis, Valinhos, Maggi de Césaro, Cidade Nova e César Santos. Além disso, retomará em alguns dias as obras da Escola Parque do Sol, depois de uma extensa tratativa com o Governo Federal.

Conforme o gestor municipal, as novas escolas vão impactar em mais vagas tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. “Hoje, contamos com 73 escolas para atender os 18 mil alunos. Ampliar o número de escolas para absorver a demanda da cidade é um dos nossos desafios. Assumimos este compromisso de criar mais vagas e vamos cumprir com 6 novas instituições, em diferentes regiões da cidade”, pontuou.