Atenção para o prazo de matrículas

Matrículas na rede municipal deverão ser efetuadas na próxima semana

As matrículas na rede municipal de educação deverão ser realizadas na próxima semana. Os novos alunos da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental poderão ser matriculados de 8 a 12 de fevereiro, diretamente nas instituições para as quais foram designados.

O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, falou sobre a expectativa de novos alunos nas escolas do município. “No 1º ano do ensino fundamental, a previsão é de 1.900 alunos. Na etapa da pré-escola, é de, aproximadamente, 900, considerando que muitas das vagas das escolas já estavam preenchidas pelos estudantes que frequentaram as escolas de educação infantil em 2020”, destaca.

As aulas da rede municipal iniciarão no dia 1º de março. Adriano salienta que, mesmo sem definição sobre o formato – híbrido ou remoto – em decorrência da Covid-19, é necessário que todas as famílias façam a matrícula dos estudantes. “Estamos trabalhando para criar um contexto seguro para que professores, servidores e estudantes possam retomar as atividades escolares. A Secretaria está fazendo o estudo dos possíveis cenários para a data prevista de início de ano letivo e estruturando planos de ações a serem discutidos com a comunidade escolar ainda em fevereiro”, afirma.

O mesmo vale para transferências

Os estudantes que fizeram a solicitação e conseguiram transferência também precisam se dirigir à escola de designação para que o pedido seja confirmado. “É importante destacar que, após o dia 12, as vagas remanescentes, decorrentes da não realização de matrículas por qualquer motivo, serão destinadas para estudantes que estão buscando vagas”, salienta o secretário.

As famílias que solicitaram transferência para as demais etapas obrigatórias de ensino podem saber se foram contempladas acessando, no site da Prefeitura, o Sistema de Gestão Educacional.

Documentação necessária

Confira a lista de documentos necessários para a matrícula:

- Certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
- CPF do aluno;
- Carteira de identidade ou CPF dos responsáveis;
- Comprovante de residência (preferencialmente, no nome dos responsáveis legais pelo aluno). Caso o comprovante de residência esteja no nome de outra pessoa que não o pai ou responsável, deverá ser anexado um documento comprobatório de que a família reside de fato naquele endereço;
- Carteira de vacinação e documento comprobatório de atualização das vacinas;
- Cartão do SUS;
- Se possuir, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade;
- Certificação de conclusão da pré-escola II (facultativo);
- Foto 3x4 do aluno.

Mais informações

Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com a escola de designação ou com a Secretaria Municipal de Educação.
Educação infantil - (54) 3316-7210
Ensino fundamental - (54) 3316-7187

E-mail: sme@pmpf.rs.gov.br

Atualizado em 5 de fevereiro de 2021.