Aula de amor, fraternidade e respeito aos idosos

Além de conversar bastante com cada um dos moradores do Lar, alunos promoveram jogos e brincadeiras

É comum que os adolescentes se sintam invencíveis. A descoberta do mundo por seus próprios olhos, a necessidade de desafiar e se firmar enquanto indivíduos os fazem ser mais individualistas e dispensarem os conselhos dos mais velhos. Entretanto, algumas experiências podem fazer com que o olhar sobre determinados aspectos da vida mude.

Foi uma dessas experiências que viveram na manhã desta terça-feira (5) os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio. Depois de uma campanha para arrecadação de material de higiene pessoal, eles foram fazer a entrega no Lar de Idosos Nossa Senhora da Luz, no bairro Lucas Araújo.

Entretanto, a ação não foi apenas uma entrega de donativos. Foi também uma entrega de atenção, de tempo, de afeto, de carinho e de respeito, pois eles passaram a manhã toda na companhia dos idosos. E, além de conversar bastante com cada um dos moradores do Lar, promoveram jogos e brincadeiras.

“Esta ação que estamos fazendo hoje é muito boa, nos deixa felizes e gostaria que outras pessoas pudessem sentir o que nós estamos sentindo”, afirma Julia Padilha, aluna da EMEF Santo Antônio. Ela disse ainda que gostaria que outras pessoas abrissem os olhos para este tipo de atitude e seguissem o exemplo da turma. “Queria que mais pessoas pudessem ver que elas também podem fazer isso”, salienta.

Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a ação realizada pela escola e pelos alunos é ótimo exemplo. “Solidariedade, cidadania, respeito às diferenças e amor ao próximo não são conteúdos escolares, são ações e atitudes concretas que marcam a vida de todos os envolvidos nesse processo, como os alunos do 9º ano da EMEF Santo Antônio, que engrandece, humaniza e enche de orgulho toda a cidade”, ressalta.

A ideia, segundo a orientadora educacional da escola, Cândida Zanon, foi proporcionar aos alunos uma ação de sensibilização. “Todos os anos fazemos uma ação solidária com os alunos finalistas do nono ano. São eles que ajudam a organizar, escolhem o local a ajudar e visitar e entram em contato para saber qual a maior necessidade em termos de doações”, explica. Depois disso, eles fazem a campanha para arrecadar os donativos entre a comunidade escolar e a comunidade do bairro onde está a escola, para então preparar a visita.

O objetivo é fazer com que os alunos percebam o lado mais humano da vida. “Temos uma geração muito tecnológica, materialista, consumista e muitas vezes alguns valores se perdem. Por isso, tentamos levar essa vivência, de ver uma realidade que pode tocar o coração deles”, destaca Cândida.

(Fotos: João Henrique Pazuch)[caption id="attachment_9668" align="alignleft" width="360"]051119_idosos2Foto: [/caption][caption id="attachment_9669" align="alignleft" width="360"]051119_idosos3Foto: [/caption]

Atualizado em 5 de novembro de 2019.