Professor em Casa se prepara para último trimestre

Equipe do programa Professor em Casa se prepara para último trimestre do ano letivo

Com o objetivo de acompanhar alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em uma dinâmica diferenciada, a Prefeitura de Passo Fundo mantém o programa Professor em Casa, que recentemente completou um ano de atividades. Atualmente quatro escolas são atendidas e com a intenção de preparar as ações para o último e decisivo trimestre do ano letivo, a equipe realizou uma reunião com o setor pedagógico da Secretaria de Educação. A ideia do encontro foi definir estratégias para o acompanhamento dos alunos durante o terceiro trimestre, uma vez que o objetivo é buscar a aprovação.

A equipe do programa Professor em Casa atua nas escolas municipais de ensino fundamental Guaracy Barroso Marinho, Coronel Sebastião Rocha, Irmã Maria Catarina e Lions Clube Passo Fundo Norte. Nessas escolas é feito o acompanhamento no que se refere à aprendizagem dos alunos atendidos, frequência, participação da família, entre outros aspectos. Também são realizados os encaminhamentos necessários que surgem no decorrer do acompanhamento.

“Já que estamos nos encaminhando para o terceiro trimestre é necessário acompanhar de perto a vida escolar destes alunos, pois o objetivo é a não reprovação e o avanço destes alunos sempre”, explica a coordenadora pedagógica do programa, Simone Aparecida Siqueira. Para garantir o bom andamento das atividades, a equipe realiza ainda reuniões mensais para planejamento e avaliação.

A principal estratégia do programa, que é voltado à educação, é o acompanhamento dos alunos regularmente matriculados nos anos iniciais – do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – e de suas famílias. O objetivo do programa é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias, fazendo uso social do conhecimento adquirido e contribuindo para redução dos índices de evasão, além de melhorar o desempenho escolar.

(Foto: Divulgação/PMPF)

Atualizado em 2 de outubro de 2019.