Projeto leva tecnologia e inovação para escolas

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Urbano Ribas, no bairro Independente, recebeu nesta sexta-feira (26) o lançamento do Projeto Educonexão. O projeto foi firmado entre a Prefeitura de Passo Fundo e o Instituto NET Claro Embratel, que leva a infraestrutura de forma gratuita em uma ação de responsabilidade social para beneficiar escolas municipais com tecnologia.

O prefeito Luciano Azevedo agradeceu a iniciativa. “O projeto vai proporcionar ainda mais desenvolvimento e transformar a realidade nas escolas. Ficamos muito felizes em ser uma das cidades escolhidas”, afirma Luciano.

O Educonexão é um programa que capacita profissionais do ensino para o uso de novas tecnologias em sala de aula, além de levar pontos de TV por assinatura e internet para escolas da rede municipal que estão em áreas cabeadas pelos serviços da NET. Em Passo Fundo, 27 escolas serão beneficiadas: 12 de ensino fundamental – Benoni Rosado, Cohab Secchi, Eloy Pinheiro Machado, Georgina Rosado, Notre Dame, Professor Helena Salton, Romana Gobbi, Santo Antônio, Senador Pasqualini, Urbano Ribas, Wolmar Salton e Zeferino D. Costi; e 15 de educação infantil – Amizade, André Zaffari, Branca de Neve, Cantinho Feliz, Estrela da Manhã, Fofão, José Laudário Haupenthal, Maria Elizabeth, Mundo da Criança, Raio de Luz, Rita Sirotski, Santa Luzia, Siloé Rocha Bordignon, Ursinhos Carinhosos e Vovó Nelly.

Representando o Instituto NET Claro Embratel, Ewerton Mendonça, ressaltou a alegria de chegar a Passo Fundo. “Estamos de portas abertas para ajudar vocês e contribuir com o desenvolvimento da cidade”. O secretário Edemilson Brandão disse que “o projeto busca a formação e será possível observar mudanças dentro das escolas”.

A iniciativa surgiu em 2011 e, em 2019, após reformulação, o foco passou a ser os coordenadores pedagógicos e coordenadores municipais das Secretarias de Educação, com fases de formação dedicadas aos professores. A formação tem duração de oito meses e, após a conclusão, os participantes recebem um certificado em curso de extensão, que é emitido pelo Instituto Crescer – parceiro técnico do programa – em conjunto com o Instituto NET Claro Embratel e a secretaria municipal da cidade onde o curso foi realizado.

(Fotos: Alex Borgmann)

Atualizado em 23 de agosto de 2019.