Prefeitura entrega escola revitalizada

A comunidade escolar do bairro Jaboticabal encontra uma nova realidade na Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Biancini. O programa Minha Escola de Cara Nova revitalizou todo o espaço para atender os 226 alunos que estão na etapa creche e pré-escolar.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, agradeceu o carinho de todos. “Entregar uma escola revitalizada é muito importante para nós. Há pouco tempo estivemos aqui entregando a unidade de saúde, já fizemos pavimentação também. Isso tudo é para fazer que a vida seja boa para todos”, ressalta.

Foram realizadas intervenção na pintura interna em todos os ambientes e na pintura externa, criação da biblioteca e ateliê literário, melhorias na sala de professores e no solário, revitalização do pátio interno e da pracinha, espaço para horta e jardinagem, além do pátio interativo, com a contribuição da Confraria das Artes.

Para a diretora da escola, Diomara Rubia Bitzcof Ractz, o programa deixou a escola muito feliz. “O programa é realmente sensacional, ele veio para transformar nossa escola, que estava precisando porque passava por um momento bem carente na parte emocional. Isso vem provar que o lugar onde a criança está precisa sim ser olhado e cuidado, porque percebemos uma mudança na autoestima, tanto das crianças como de pais e professores”, afirma.

Moradora do Jaboticabal, Emily Meira leva o filho mais novo, Abner, na escola, mas depois da revitalização, o filho mais velho, Felipe, que já estudou na Biancini, acompanha o irmão para brincar no pátio interno. “Adorei! Meu filho mais velho chega com novidades todos os dias, diz o que a professora fez, as atividades, é possível ver a diferença, não ficou apenas na promessa”, destacou Emily.

O secretário de Educação, Edemilson Brandão, lembrou de como o programa Minha Escola de Cara Nova é voltada para aumentar a autoestima de todos: “antes de ser a estrutura, as melhorias são internas e na autoestima da comunidade”, observou. Presente no ato, o vereador Saul Spinelli falou sobre o esforço dos moradores pelas melhorias e o comprometimento do governo municipal.

O programa
Renovar o espaço escolar com mobiliário adequado e intervenções estéticas conceituais faz do programa, que tem possibilitado o desenvolvimento da autonomia dos alunos em um espaço dinâmico e aberto à interação e experiências sensoriais, motoras e cognitivas, em um ambiente que se torna um elemento desafiador das competências e habilidades. Até o momento foram contempladas 60 escolas, atendendo 12.820 alunos.

(Fotos: Alex Borgmann)

Atualizado em 21 de agosto de 2019.