Creche Noturna mantém atendimento à comunidade

Criada pela Prefeitura de Passo Fundo em 2015, a Creche Noturna – Centro Municipal de Atendimento Noturno Infantil (CEMANI) teve o contrato renovado pela Prefeitura de Passo Fundo. Atualmente, o programa realiza o atendimento para cerca de 18 crianças na Fundação Beneficente Lucas Araújo, sendo pioneiro no Brasil ao proporcionar o acolhimento dos filhos de famílias que trabalham ou estudam no período noturno.

“É um serviço muito importante oferecido pela Prefeitura aos pais que não tem onde deixar seus filhos enquanto trabalham ou estudam à noite e também crianças que tem seus direitos violados. As crianças recebem alimentação, fazem atividades de recreação e depois são recolhidas aos dormitórios. Temos um ambiente todo adaptado e uma boa parceria com a Fundação Lucas Araújo”,  destacou prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo.

O secretário de Educação, Edemilson Brandão, destaca a importância do atendimento prestado pela creche noturna. “Além de ser um importante instrumento de garantia de direitos e de proteção das crianças, a creche noturna pode gerar novas empregabilidades no período noturno aos pais, no momento em que a cidade vive uma expansão na ofertas de vagas a noite em setores essências como hospitais, rede hoteleira, fábricas e setor varejista do comércio”.

A Creche Noturna é uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Beneficente Lucas Araújo, que disponibiliza a estrutura para atender até 25 crianças com idade entre 6 meses e 6 anos de idade. A equipe de atendimento é formada por pedagoga, assistente auxiliar de Educação Infantil, porteiro, cozinheira e auxiliar de limpeza, além de contar com o apoio dos profissionais da própria Fundação.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Educação Infantil Deise de Oliveira, a creche atende o ano todo, e devido à complexidade das relações de trabalho, a frequência e o número de crianças atendidas se alterna. “Como estamos em um período de frio, muitos pais preferem deixar seus filhos com familiares ou até mesmo, gozar períodos de férias para ficar em casa em companhia deles”, disse Deise de Oliveira.

O horário de entrada da Creche Noturna é das 18h30min às 19h30min, enquanto o horário de saída é flexibilizado de acordo com a preferência dos pais, com último horário às 07h30min.

CEMANI
O projeto justifica-se pelo amparo oferecido e por garantir o direito das crianças. Entre os objetivos estão: oportunizar aos pais que comprovadamente trabalham ou estudam no período noturno um local de atendimento ao seu filho; oferecer um ambiente confortável e seguro às crianças; realizar acompanhamento pedagógico e oportunizar momentos recreativos e de repouso assistido; atuar como apoio às famílias que trabalham ou estudam no período noturno.

(Fotos: Alex Borgmann)

Atualizado em 23 de agosto de 2018.