Museu da PUC instala-se em Passo Fundo

A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou uma parceria com a PUC-RS e traz à cidade o Projeto Museu Itinerante (Promusit), do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS.

Nos dias 17, 18 e 19 próximos, as escolas municipais, estaduais e particulares, além da comunidade interessada, visitarão gratuitamente a grande estrutura a ser montada no Bourbon Shopping,

Constituído por um caminhão de última geração, o Promusit transporta experimentos científicos e kits pedagógicos. Depois de descarregado, o veículo transforma-se em um moderno auditório dotado de ar condicionado, home-theater, sistemas de comunicação via satélite , internet, multimídia e microscopia.

O museu itinerante vai utilizar 2 mil m² do Bourbon, com cerca de 70 atrações, nas áreas de biologia, arqueologia, matemática e física, entre outras. Também haverá um planetário inflável, onde as pessoas poderão observar o céu, as constelações de estrelas e a posição dos planetas. Na programação, também estão previstos shows, oficinas, conferências, filmes científicos, demonstrações interativas, dinâmicas e lúdicas. A abertura das visitações está prevista para quinta-feira, dia 17, às 10 horas. O prefeito Airton Dipp ressaltou no dia 02 deste mês, data da concretização da parceria, sobre a importância da vinda desse museu, no mês do aniversário do município e na semana que estará se realizando o Festival Internacional de Folclore.

As sessões para as escolas têm duração de uma hora e poderão ser atendidos entre 700 a 800 alunos em cada período. As escolas municipais e particulares devem agendar as suas visitas na Divisão de Inovações Educacionais e Projetos, que pertence a SME, pelo fone: (54) 33121193. Já as escolas estaduais devem entrar em contato com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), pelos fones (54) 33113100, ramal 215, ou (54) 96025560.

Um número superior a 5 mil alunos das escolas municipais já está inscrito.

O museu já passou por vários estados brasileiros.

Serpentário.

Giroscópio humano.

Atualizado em 14 de agosto de 2006.