Prefeitura lança Plano Municipal de Educação

Prefeitura lança Plano Municipal de Educação

A prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nessa sexta-feira (31) o ato de lançamento do Projeto do “Plano Municipal de Educação” no Plenário da Câmara de Vereadores. O plano, conforme o secretário de Educação, Alcides Guareschi, marca a história da educação da cidade de Passo Fundo.

Elydo Alcides Guareschi, destacou que “é um Plano para participação de toda a comunidade, não apenas os que se dedicam à educação nas redes estadual, municipal, particular e de ensino superior. É um compromisso de todos nós”.

O secretário explanou um breve histórico do Plano Municipal de Educação sobre o que já está sendo feito. “ O Projeto surgiu em 2005, de idéias e discussões de diretores e coordenadores pedagógicos do sistema municipal, principalmente durante o Fórum Municipal de Educação, que apresentou as principais necessidades e explicitou algumas prioridades para o desenvolvimento da educação no município.

“Estamos pensando em ter um plano realista e verdadeiro e não um plano ambicioso e sofisticado para ficar esquecido em uma gaveta. Um Projeto adequado às nossas necessidades educacionais, oferecendo sugestões e propostas para quem tem a responsabilidade da política e da administração da educação municipal”, disse o secretário.

“Passo Fundo tem condições de se tornar um centro de excelência em educação, depende da nossa coragem, disposição e esperança”, exaltou o secretário Guareschi. Logo após, ele apresentou alguns dados referentes à educação no município de Passo Fundo.

O prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, também destacou que o plano não será elaborado somente pela prefeitura, e sim, por todas instituições de ensino do município. “Precisamos reverter índices desfavoráveis. Objetivamos construir um plano que atenda os anseios da comunidade e que possa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), e pela Câmara Municipal de Vereadores”, disse o prefeito.

Ele também salientou que a metodologia que está sendo desenvolvida pela SME e apresentada aos membros da comissão de estudo do Plano é democrática e transparente.

O Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/2001), estabeleceu que os municípios devem elaborar o seu plano de acordo com o Plano Nacional e o Estadual. Atendendo a lei, a administração Dipp/Corralo, que tem a educação como uma das principais prioridades iniciou o processo de elaboração do Plano que deverá conter as diretrizes e metas da Educação Municipal para os próximos anos. Também presente, o vice-presidente do Legislativo, vereador Rui Lorenzato, destacou a importância de conhecer este Projeto.

“Através da educação começam os avanços”, disse ele.


Dipp salientou a metodologia de desenvolvimento do Plano.


Os membros da comissão de discussão do Plano reuniram-se após o ato.


O Plano será elaborado pela prefeitura e demais instituições de ensino do município.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de março de 2006.