Passo Fundo pode ter Centro Profissionalizante Tecnológico

A administração Dipp-Corralo está realizando estudos para que Passo Fundo possa ter um Centro Profissionalizante Tecnológico, para a qualificação de pessoas. Para isso, o secretário municipal da Educação (SME), Elydo Alcides Guareschi, esteve em Pelotas, acompanhado do vice-prefeito Adirbal Corralo.

Guareschi e Corralo participaram de um encontro sobre o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), com a presença do deputado federal Beto Albuquerque. Na oportunidade foram apresentadas a história e a experiência do CEFET, que oferece uma diversidade de cursos de ensino médio, ensino técnico, superior tecnológico e profissionalizantes. Atualmente o CEFET possui quatro mil alunos e também instalou uma unidade na cidade de Sapucaia.

O encontro gerou uma troca de idéias em relação à viabilidade da instalação de um Centro em Passo Fundo. Os cursos que poderão ser criados dependem de um diagnóstico da cidade, sendo que os custos da construção da sede e dos laboratórios deverão ser conseguidos pelo deputado Beto Albuquerque, através do orçamento da União. A determinação do espaço física ficará a cargo da Prefeitura Municipal.

Além do encontro, o secretário e o vice-prefeito também visitaram as unidades dos cursos de Mecânica e Eletromecânica do CEFET, em Pelotas. Já ficou marcado um novo encontro para o dia 14 de junho, na cidade de Sapucaia, com a presença do prefeito Airton Dipp e do secretário da Educação Alcides Guareschi.

Secretário foi conhecer CEFET de Pelotas.

Atualizado em 9 de junho de 2005.