Professores estão realizando curso de capacitação

Quarta-feira, 27, teve início o curso de capacitação em Educação Ambiental, promovido pela Promotoria Pública, Secretaria Municipal de Educação (SME), e 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE).

Para o secretário municipal de Educação, Elydo Alcides Guareschi, que se pronunciou na abertura do curso, faz-se necessário gerar, nas crianças, uma consciência à preservação do meio ambiente, um bem de todos.

As atividades foram iniciadas com o professor Rodrigo Berté, falando sobre suas experiências em ações relativas ao meio ambiente e indicando atalhos para os professores conseguirem recursos financeiros, possibilitando o desenvolvimento de projetos ambientais. Ele também mostrou aos educadores um pequeno vídeo de um projeto em especialização de biotecnologia, o qual mostra que o território brasileiro possui 15% da água potável do mundo. Ainda, em seu discurso, defendeu a implantação da educação ambiental aplicada de forma interdisciplinar.

Na oportunidade, também se pronunciou a professora Márcia Frazon, palestrando sobre o contexto histórico da educação ambiental e a prática de projetos na escola.

Presentes, também, no evento, o promotor de Justiça de Passo Fundo, Paulo Cirne, a titular da 7ª Coordenadoria de Educação, Marivone Casteli, o Major Antônio Gilceu de Souza, e Maria Helena Benedetti, esta representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Mauro Sparta.

Os 76 participantes - 35 professores da Rede Estadual e 41 da Rede Municipal - receberam um kit com material de apoio, contendo um livro sobre Educação Ambiental e Cidadania e um CD-ROM com dados do meio ambiente. O curso terá continuidade nos dias 31 de maio e 29 de junho deste ano.

Curso registrou uma intensa procura por parte dos educadores.

Atualizado em 29 de abril de 2005.