Passo Fundo tem segurança nas Escolas

Recebido juntamente com integrantes da Comissão de Segurança nas Escolas, o Major Cruz, no terceiro mandato como presidente do órgão, disse que nossa cidade pode ser dividida em duas épocas no assunto: antes e depois da formação da Comissão.

O órgão, que atende uma clientela de 80 mil pessoas, tem na sua formação médicos, assistentes sociais, psicólogos, policiais e professores, entre outros profissionais das mais diversas áreas, e ministra palestras sobre limites dos estudantes, enfoca temas visando melhorar a auto-estima de professores, traz informações sobre saúde e atividades físicas e, mais recentemente, de incentivo ao teatro e a música.

O Consesc age muito na modalidade de “blitz“ e sempre que uma escola apresenta problemas é realizado conjuntamente com os seus administradores um mutirão, abordando não só o aspecto de segurança, bem como todos os aspectos que possam melhorar as condições da sua comunidade escolar. Todos os setores da Consesc podem interagir neste sentido visando normalizar e melhorar as condições da Escola em pauta. Estes projetos foram trazidos pela Consesc numa comissão liderada pelo Major Cruz, seu presidente no último dia l2 de março, ao prefeito municipal Airton Dipp, aliás, como frizou Cruz, que era o então titular do Executivo em l989, na época de sua criação.

O Consesc reabriu suas atividades para este ano e veio se colocar à disposição da comunidade escolar, acenando com parcerias, principalmente com o Executivo Municipal, para cumprir a sua finalidade: realizar seminários, palestras, atendimento individualizado, atenção psico pedagógica, cidadania, civismo, os quais podem fazer parte dos trabalhos da Consesc, que como disse seu presidente Major Cruz, dividiu Passo Fundo em dois tempos: antes e depois de sua fundação.

Atualizado em 21 de março de 2005.