Alunos da rede municipal retornam de Bruxelas

Após o intercâmbio educacional na capital belga, os cinco estudantes e professores voltaram a Passo Fundo nesta terça-feira (29)

Foram dias de muito aprendizado e troca de experiências entre duas cidades educadoras. Os cinco alunos e professores da rede municipal que participaram do intercâmbio educacional em Bruxelas, na Bélgica, retornaram a Passo Fundo nesta terça-feira (29).

"Trouxemos um excesso de bagagem de conhecimento, que tem um peso enorme no nosso coração e para a nossa cidade. Com muito orgulho, podemos dizer para o mundo que a escola pública de Passo Fundo, que fica no Brasil, tem uma iniciativa com essa grandiosidade", disse a diretora da EMEF Zeferino Demétrio Costi, Lucelene Segat.

Durante a terceira Missão Cidade Educadora, os estudantes e educadores apresentaram projetos desenvolvidos pela Rede Municipal de Ensino e conheceram o sistema educacional da capital belga, além da sua história e cultura. Eles visitaram espaços que, antes, só ouviram falar em sala de aula: museus, igrejas e monumentos que guardam a história europeia e locais como o Parlamento Europeu, o Museu de Ciências Naturais, o Atomium e o Planetarium. Puderam conhecer, ainda, Lille, na França, e Rotterdam, na Holanda, que ficam nas proximidades do destino principal.

Para o aluno Arthur Bauermann Ramos, da EMEF Urbano Ribas, o intercâmbio foi uma experiência transformadora. "Via estas cidades através da internet e dos livros. Eu não imaginava que pudesse estar nelas um dia. Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade", enfatizou.

Missão Cidade Educadora
O prefeito Pedro Almeida destaca que a Missão Cidade Educadora é um investimento da Prefeitura que tem como objetivo formar cidadãos do mundo. "Queremos criar a oportunidade de conexão entre Passo Fundo e outras cidades globais, mostrando aos alunos que a Educação rompe fronteiras".

Os alunos que participaram da iniciativa foram selecionados a partir do seu desempenho escolar. Quatro deles, em cada uma das áreas do conhecimento, foram os melhores colocados em avaliações aplicadas a todos os estudantes - de toda a rede - que cursaram o sétimo ano em 2024. São eles: Arthur Bauermann Ramos, de Matemática, da EMEF Urbano Ribas; Isadora Terre Gomes, de Ciências Humanas, da EMEF Zeferino Demétrio Costi; Alexandra Passos, de Ciências Naturais, da EMEF Santo Agostinho; e Rafaella Monteiro, de Linguagens, da EMEF Arlindo Luiz Osório.

Já o quinto aluno pertence à escola que ganhou um processo chamado "gamificação", uma competição entre as instituições da rede que considera vários aspectos, como o envolvimento nas atividades realizadas pela Prefeitura. A instituição vencedora foi a EMEF Zeferino Demétrio Costi, que convidou a aluna Luísa Gasparin de Barros para embarcar com o grupo.

A cada ano, participam do projeto cinco estudantes. No entanto, os impactos positivos refletem na rede como um todo, conforme menciona o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. "Os alunos estudam e se dedicam para a missão e, no oitavo ano, onde estão os estudantes que passaram pelas avaliações, nós temos um avanço de 36% no desempenho escolar geral", destaca.

Nos anos anteriores, a Missão Cidade Educadora foi realizada em Barcelona, na Espanha, e Genebra, na Suíça.