Prefeitura inicia as aulas da Escola Pública de Música Yamandu Costa

Mais de 300 alunos se inscreveram para o projeto, que leva o ensino de instrumentos musicais para adolescentes do sexto ao nono ano da rede municipal. Os estudantes interessados em participar ainda podem se inscrever pelo link gg.gg/epyminscricao

Tocando “Ouvi Dizer”, da banda Melim, Filipe Ascari, de 12 anos, mostrou o que aprendeu no violão. O contato dele com o instrumento iniciou há cerca de dois anos e será aperfeiçoado na Escola Pública de Música Yamandu Costa. “Eu fiz aulas por um tempo e, depois, fui praticando sozinho em casa, no Youtube. Tenho muito para aprender aqui”, disse ao professor Jonathas Ferreira e aos colegas.

Se, para alguns estudantes, a música é um universo já explorado, para muitos outros, só será conhecido a partir de agora. Este é o caso do Mateus Felipe Bellini da Luz, de 12 anos, e do irmão Kevin, de 11, que compartilham a turma de Música com Filipe na EMEF Sanador Pasqualini. “O nosso primo toca violão e a gente se inspirou nele. Queremos aprender”, contou Mateus, que é um dos estudantes que integra a Missão Cidade Educadora e está buscando desenvolver um novo talento.

As aulas da Escola Pública de Música iniciaram oficialmente nesta terça-feira (11). Mais de 300 alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal estão inscritos no projeto. A iniciativa inovadora da Prefeitura apresenta aos jovens uma oportunidade de transformação social, levando o nome do gênio da música mundial, vencedor do Grammy Latino em 2021 e passo-fundense Yamandu Costa.

Para o prefeito, Pedro Almeida, a Educação precisa ultrapassar as barreiras da sala de aula para que sejam ampliados os seus impactos na vida das pessoas. “É preciso imaginar o futuro da cidade transformado por uma iniciativa como esta, que está alicerçada ao projeto de Cidade Educadora. Queremos levar o acesso à música, contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos e realizar sonhos”, disse ele, que também é músico.

Quatro escolas de Ensino Fundamental concentram as aulas de música: além da Senador Pasqualini, Cohab Secchi, Benoni Rosado e Wolmar Salton. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que a escolha dessas instituições foi realizada com a divisão da cidade em quatro quadrantes. “Uma escola em cada quadrante foi definida para acolher o projeto. Essas escolas acolherão alunos de outras instituições de suas regiões. Partindo de uma dimensão de cidade educadora, elas têm o território como espaço de ação”, salienta.

Essas instituições foram contempladas com a implementação de uma sala de música, equipada com isolamento acústico, mobiliário e instrumentos. Quatro professores e quatro auxiliares, em sistema de rodízio, vão até esses espaços para ministrar as aulas no turno inverso dos estudantes.

As oficinas abrangem as modalidades de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros e percussão. Cada aluno inscrito escolheu a modalidade durante a inscrição.

O maestro da Escola Pública de Música, Rodrigo Ávila, passou pelas instituições para dar as boas-vindas aos estudantes. “Espero que todos aproveitem muito cada momento. Sei que muitos grandes talentos serão formados aqui. Isso tudo foi pensado com muito carinho pelo prefeito”, pontuou.

Sede da Escola Pública de Música

Em maio, serão iniciados os ensaios na sede da Escola Pública de Música, no Parque da Gare. Os grupos artísticos serão formados pelos alunos com destaque nos quadrantes. As aulas acontecerão nas sextas-feiras. “Também teremos Concertos Didáticos ministrados pelos professores da Escola e projetos educativos musicais que possam contribuir para a formação dos nossos alunos”, acrescenta Rodrigo.

Inscrições

Ainda é possível se inscrever para participar da Escola Pública de Música Yamandu Costa. As inscrições poderão ser realizadas pelo link gg.gg/epyminscricao até o dia 30 de abril, mediante o preenchimento de um formulário com as informações pessoais dos estudantes.

Todas as instituições de Ensino Fundamental também receberam um cartaz com um QR Code para as inscrições e podem auxiliar a tirar dúvidas sobre o cadastramento.

Fotos: Michel Sanderi