Prefeitura inaugura primeiro Laboratório de Aprendizagem Criativa da Rede Municipal de Ensino

O espaço destinado a atividades interdisciplinares foi instalado na EMEF Daniel Dipp, no bairro Hípica, e é o primeiro dos 35 espaços que deverão ser entregues até o final de 2023

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, inaugurou nesta quinta-feira (06), o primeiro Laboratório de Aprendizagem Criativa da Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Daniel Dipp, no bairro Hípica. O espaço é destinado a atividades interdisciplinares que envolvem a resolução de problemas e a criatividade através de ferramentas tecnológicas, como impressora 3D, cortadora a laser e kits de robótica. Este é o primeiro dos 35 espaços que deverão ser inaugurados na Rede Municipal de Ensino até o final de 2023.

Para o prefeito, os investimentos em educação são fundamentais para garantir o desenvolvimento do município. “Este Laboratório de Aprendizagem Criativa será replicado em diferentes escolas municipais, tornando-as espaços de construção do conhecimento a partir da tecnologia e da inovação. O resultado disso será positivo para toda a sociedade, porque teremos alunos mais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos”, destacou Pedro.

O prefeito ainda reforçou que estes Laboratórios deverão assumir um importante papel no processo de tangibilização do conhecimento teórico em sua aplicação prática. “A rede municipal de ensino implementa projetos de Pensamento Científico e Cultura Digital para todos os alunos. Este espaço potencializa o desenvolvimento de uma postura de criatividade e de solução de problemas, habilidades fundamentais para o futuro de nossos alunos ”, observou Pedro.

Novas ferramentas de aprendizado
O secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explicou que o conceito de aprendizagem criativa foi elaborado por um dos maiores institutos de pesquisa e tecnologia do mundo e preconiza que os processos de aprendizagem devem ser ancorados em Projetos, Parcerias, Paixão e Pensar Brincando. “A Rede Municipal de Ensino tem trabalhado no sentido de potencializar experiências interdisciplinares que envolvam a resolução de problemas a partir da potência do pensamento científico e do uso criativo de tecnologias”, defendeu Teixeira.

Desde o início de 2021, a Secretaria Municipal de Educação tem implementado ações de reconhecimento das demandas da rede de ensino, objetivando qualificar a educação em Passo Fundo considerando demandas do presente e, principalmente, do futuro. O secretário destacou, entre estas iniciativas, a construção de um planejamento estratégico para o período de 2021 a 2024, envolvendo o fortalecimento da infraestrutura para qualificar as ações pedagógicas das escolas. “Além disso, é importante ressaltar que a educação pública municipal tem implementado um conjunto de projetos que constituem uma proposta educacional de vanguarda e que antecipa significativamente o que inevitavelmente será a realidade da educação no futuro”, ponderou Teixeira.

Para a diretora da EMEF Daniel Dipp, Ana Delise Cassol, ser a primeira escola do Município a receber as instalações do Laboratório de Aprendizagem Criativa é uma conquista que consolida o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição de ensino. “Sonhamos e lutamos diariamente com uma escola bonita, colorida, organizada, moderna, criativa e que ofereça as condições necessárias para prepararmos pessoas para um mundo em transformação. Este Laboratório representa um marco de uma nova era. Precisamos colocar nossos alunos de escola pública em pé de igualdade para conhecer e desenvolver atividades diversas”, resumiu.

“É inexplicável. Eu ainda estou sem palavras para descrever o que eu senti quando entrei aqui”, relatou um dos estudantes da Escola, Pedro Henrique de Oliveira, de 12 anos, aluno da 7ª série, contou que quer ser engenheiro ou trabalhar em alguma área de tecnologia. “Aqui eu tenho certeza que vou aprender muito e ver se é isso mesmo que eu quero ser no futuro. Vou vir sempre pra esse laboratório, tem coisas aqui que eu nunca imaginei poder ver, muito menos aprender a mexer. Vai ser muito legal”, disse.

O Laboratório
Instalado a partir de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Atua Sistemas, o primeiro Laboratório de Aprendizagem Criativa promove um espaço interdisciplinar de prototipação, utilizando tecnologias que conectam a prática docente e curricular à resolução de problemas por meio da criatividade e da inovação. “Apoiar este projeto é importante para mostrar que os setores público e privado podem trabalhar em parceria. Investir em Passo Fundo é também se comprometer com o desenvolvimento econômico e social do município e a educação é um dos eixos que precisa ser fortalecido”, argumentou o empresário José Luis Turmina, um dos diretores da empresa Atua Sistemas, acrescentando que a Prefeitura tem se mostrado bastante ativa em diferentes setores, o que estimula a confiança do setor empresarial em investir e apoiar iniciativas como a do Laboratório de Aprendizagem Criativa. “Que possamos trabalhar em novas parcerias, promovendo a educação e criando condições para melhorar a qualificação dos nossos jovens”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles, reforçou o compromisso do Legislativo com a promoção da educação em Passo Fundo. Além de Meireles também participaram os vereadores Gio Krug, Wilson Lill e Eva Valéria Lorenzato. O ato de entrega do primeiro Laboratório foi acompanhado ainda por secretários de Governo e professores.