Objetivo é a construção de um plano de retorno seguro das aulas
A situação da educação e o retorno seguro das aulas são preocupações da Prefeitura. Nessa quarta-feira (10), o Município avaliou com diretores de escolas particulares o cenário local e mediou a construção de propostas.
O encontro, que aconteceu em ambiente virtual, permitiu que os diretores manifestassem as perspectivas das escolas de todos os níveis de educação sobre a pandemia e a retomada das atividades presenciais. Também possibilitou a troca de experiências e o compartilhamento de metodologias. ";Nos colocamos à disposição das instituições como parceiros nesse processo, tendo em vista a sua importância para a nossa cidade";, considerou o secretário de Educação, Edemilson Brandão.
A diretora do Colégio Bom Conselho, Fabrícia Barcia, enfatizou que, ao mesmo tempo em que o retorno é planejado de acordo com as sinalizações do governo estadual, a preocupação das instituições é com a proteção de toda a comunidade escolar. ";Penso que o momento é de congregarmos esforços no sentido de garantirmos o cumprimento dos protocolos, mas, especialmente, o cuidado com a vida de todos os estudantes, professores e funcionários das redes de ensino"; destacou.
Além de manifestar o apoio da gestão municipal às instituições, durante a reunião, foi solicitado que os diretores indiquem um profissional de educação para compor o Comitê de Orientação Emergencial (COE) de Passo Fundo. O COE estuda as condições locais relacionadas ao coronavírus e norteia as decisões tomadas pelo Município.
O encontro, conforme Brandão, evidenciou a importância da união dos setores público e privado no enfrentamento da pandemia e na recuperação das atividades. ";Essa reunião estabeleceu um canal de diálogo para que, juntos, possamos construir soluções metodológicas e definições de procedimentos e estratégias para um retorno tranquilo e seguro tanto para nossos alunos, professores e funcionários, quanto para toda comunidade em geral";, identificou.