Conhecimento que vem das experiências

Escola Municipal Adolfo Camargo é uma proposta inovadora para a educação

Viver a educação: essa é a proposta da Escola Municipal Adolfo Camargo, no Bairro Santa Marta. A unidade, inaugurada em fevereiro deste ano pela Prefeitura, não é somente a maior instituição do município, mas um novo modelo de ensino.

As salas de aula se transformaram em laboratórios aprendizagem, personalizados de acordo com as necessidades dos alunos. A biblioteca, o auditório, o refeitório e a quadra de esportes também foram planejados para embasar a construção de conhecimentos.

As metodologias têm significação na vida das crianças e jovens. Em cada espaço, eles compartilham experiências e se descobrem protagonistas das suas comunidades.

E não é à toa que a escola está situada na Avenida Progresso. A superação do tradicional é uma necessidade para a educação, que emerge em decorrência da transformação do comportamento humano.

Conforme a diretora da escola, Simone Aparecida Siqueira, o conteúdo ensinado dentro dos muros precisa acompanhar as problemáticas reais que existem além deles. “Nós temos laboratórios, construídos pelos professores. Os alunos experienciam na prática e, depois, criam conceitos”, ressalta, explicando que não são os educadores que vão para outro espaço na troca de períodos, mas os estudantes.

O projeto da Emef Adolfo Camargo é norteado pela teoria de John Dewey, que defende a educação como um processo de desenvolvimento integral dos alunos. Nesse contexto, ela não é a preparação para a vida, mas a própria vida acontecendo, potencializando habilidades intelectuais, sociais e culturais de cada indivíduo.

Aluno do 9º ano, Alisson enfatiza que está com muitas expectativas para o ano. Transferido de uma instituição estadual, ele acredita que a criação de ambientes e propostas pedagógicas moldados pelo interesse dos alunos faz a diferença. “Estou gostando daqui. É diferente. Espero conseguir aprender muitas coisas”, comenta.

A escola disponibiliza oficinas, realizadas no turno oposto ao de aula. A partir delas, é possível impulsionar a formação de competências em áreas como linguagem, música, matemática e empreendedorismo.

Inovação

A inovação não está restrita à estrutura. Ela está nas mãos de quem ensina. Todos os profissionais da instituição são comprometidos com a proposta e se dedicam para que ela tenha êxito.

De acordo com o secretário de Educação, Edemilson Brandão, os professores têm um papel fundamental na consolidação da escola como inovadora.Eles estão preparando todos os espaços da escola para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar os conteúdos escolares não como conceitos abstratos, mas como experimentações e atividades práticas, ligadas ao cotidiano da comunidade”, define.

Para Edemilson, as ações feitas na escola, organizadas pelos professores, equipe diretiva e demais profissionais, irão ao encontro da desmitificação da “pseudo seriedade exigida nos processos de aprendizagem”. Elas devem atestar que se aprende mais quando há entusiasmo.

Uma casa para todos

A educação é formada por valores. Na Emef Adolfo Camargo, investigação, reflexão, cooperação, autonomia, democracia e diversidade são algumas das palavras presentes no dia a dia. Fixadas na parede, elas estimulam a formação de cidadãos responsáveis.

Já com 400 alunos matriculados, a instituição pode atender até 800, que residem em uma das regiões mais populosas de Passo Fundo. Vindos das redes estadual e particular, muitos precisavam fazem um trajeto extenso para estudar.

Também aluno do 9º ano, Jean conta que está feliz com a nova escola. Além de ela ter muitas singularidades, fica nas proximidades da sua casa, tornando a rotina mais agradável. “Aqui, antes de ser uma escola, era um enorme campo. Cansei de jogar bola com meus amigos. É muito bom voltar”, menciona.

(Fotos: Comunicação Social)

[caption id="attachment_9851" align="alignleft" width="360"]adolfo 2Foto: [/caption][caption id="attachment_9852" align="alignleft" width="360"]adolfo 3Foto: [/caption]

Atualizado em 6 de março de 2020.