Professores são recepcionados com Aula Magna

Mais de mil professores participam de evento que marca início do ano letivo

Para os alunos, o ano letivo começa na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro. Mas para os professores, as atividades já começaram. E uma delas foi a Aula Magna, ministrada nesta sexta-feira (15), no turnos da manhã e tarde, no Centro de Operações das Farmácias São João, que contou com a participação de centenas de professores.

Durante os dois turnos, os professores puderam conferir a palestra com Juliano Munhoz, que abordou o tema Educação Socioemocional e Currículo – A Neurociência a caminho de um novo mundo. Esta atividade marca a preparação para o início do ano letivo e tem como objetivo servir de ponto de encontro para os professores e ainda como motivação e subsídio para o novo ano que se inicia.

Para o prefeito em exercício, João Pedro Nunes, este é um dos momentos mais importantes da educação municipal, visto, dentre outros aspectos, pela grande participação de professores. “Iniciei meus estudos na Escola Antonino Xavier, uma escola municipal, onde dei meus primeiros passos como aluno. Tenho orgulho disso e da rede municipal de educação de Passo Fundo, que é uma das melhores do país”, destacou.

Conforme o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a palestra, além de ser um momento de encontro para os professores, que podem confraternizar com os colegas de outras escolas e trocar experiências, tem como objetivo ser uma forma de motivá-los para os desafios do novo ano letivo. “Esse é o momento importante através do qual a Secretaria de Educação oferece a todos os professores e profissionais que atuam em educação momentos de integração e formação continuada na perspectiva de ampliar as nossas ações e qualificar cada vez mais a educação pública municipal. A educação de qualidade ocorre quando todos os envolvidos percebem que a aprendizagem significativa ocorre através de desafios cuja solução perpassa pela interação professor-aluno em um processo contínuo de mediação”, salientou.

Com a palavra, o professor
A Aula Magna ministrada nesta sexta-feira teve como principal objetivo a atenção aos professores, que serão agora responsáveis por novas turmas de alunos, por novos desafios. Foi pensando nisso que foi definido, entre outros aspectos, o tema da palestra e o momento do acolhimento. Por isso, saber que a atividade foi proveitosa é a melhor resposta. “Espero que neste ano letivo de 2019 nós possamos acolher as nossas crianças, as nossas famílias tão bem quanto o município está nos acolhendo hoje”, destacou a professora Janaína Nunes, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus.

O sentimento é também de motivação para o ano que começa, conforme lembrou a professora Niziane Caldart Telles: “espero que seja um ano bastante produtivo na aprendizagem, que possamos sair daqui com o coração aquecido, com vontade de trabalhar junto aos nossos alunos, que consigamos recebê-los com afetividade, carinho e não esqueçamos que nossa maior inspiração são eles e mosso maior foco é a aprendizagem.”

O palestrante
Juliano Munhoz é licenciado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. É também tecnólogo em Gestão Pública e mestre em Educação pela UDE, do Uruguai, em parceria com o Censupeg. Munhoz é doutorando em Educação (PUC/PR) e possui vivência profissional nas áreas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissionalizante, educação de jovens e adultos, ensino superior, pós-graduação “lato sensu” e preparação para concursos e vestibulares.

(Fotos: Divulgação/PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de fevereiro de 2019.