Prefeitura entrega Brizoleta na presença do ministro do Trabalho

“Isso é um símbolo da Educação gaúcha”. Foi como destacou o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, a entrega da restauração da antiga escola municipal Padre Antônio Vieira, nesta segunda-feira, na comunidade Nossa Senhora da Paz. Oportunidade que além de reunir ex-alunos, comunidade, secretários municipais e vereadores, contou com a presença do presidente Nacional do PDT licenciado e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.


    “Isso é um símbolo da Educação gaúcha”. Foi como destacou o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, a  entrega da restauração da antiga escola municipal Padre Antônio Vieira, nesta segunda-feira, na comunidade Nossa Senhora da Paz. Oportunidade que além de reunir ex-alunos, comunidade, secretários municipais e vereadores, contou com a presença do presidente Nacional do PDT licenciado e ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
    Num investimento de R$ 69 mil, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo resgatou a história da educação no Estado do Rio Grande do Sul. A escola é conhecida como  Brizoleta em referência a Leonel Brizola (1922-2004), que construiu mais de cinco mil delas na época de seu mandato como governador do Estado,  entre 1959 e 1963. Elas seguiam a ideia de “nenhuma criança sem Escola no Rio Grande do Sul”, constituindo um espaço planejado para levar a alfabetização e educação à áreas rurais.
    Na oportunidade, Dipp lembrou de ações efetivadas por Leonel Brizola, ressaltando que seu maior legado foi a educação. “Essas escolas possibilitaram o avanço das comunidades do interior”, disse ele, que também exaltou a presença do ministro do Trabalho. O prefeito explicou ainda sobre a utilização do espaço, que inclusive já está oferecendo dois cursos através da Universidade Popular: Tricô e Crochê e Corte e Costura. Atividades do Dati (Departamento de Atendimento da Terceira Idade), e aulas de Catequese, também acontecerão no local.
    De acordo com o ministro Lupi, Dipp mostrou seu compromisso histórico, pois as Brizoletas tiveram um papel fundamental. “Fiz questão de estar aqui em Passo Fundo. Isso nos enche de orgulho, pois agora essa Brizoleta vai servir para qualificar o trabalhador, e Brizola iria gostar de ver isso. ”, disse.
    O projeto de restauração da obra,  que conserva seus aspectos originais, é dos arquitetos Marcos Frandaloso e Ana Paula Wickert. A escola foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Município em outubro de 1989, primeiro mandato de Dipp como prefeito.
    Também se pronunciaram o secretário de Planejamento, Rene Cecconello, o representante da Assembléia Legislativa, Diógenes Baségio, o presidente do Legislativo, Luis Miguel Scheis, o sobrinho-neto de Leonel Brizola, Rafael Brizola, e o chefe de gabinete, Giovani Corralo, que na oportunidade fez um resgate histórico das Brizoletas.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 21 de março de 2011.