Secretaria de Educação debate a não repetência nos primeiros anos das séries iniciais através de seminários nas escolas

Reforçar ainda mais a qualidade do ensino fundamental oferecido nas escolas municipais de Passo Fundo através da não retenção de alunos nos primeiros anos das séries iniciais, foi o objetivo do ciclo de seminários promovidos pela Secretaria de Educação da Prefeitura. Sob o tema “Alfabetização e Letramento: aprender, um direito de todos”, o último encontro aconteceu nesta sexta-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, oportunidade em que também participaram educadores da Guaracy Barroso Marinho.
De acordo com a coordenadora de Educação da Secretaria, professora Maria Salete Telles, a orientação do Conselho Nacional de Educação, que já está sendo implantada em alguns municípios do país, é que as escolas não façam os alunos repetir nos três primeiros anos do ensino fundamental, de nove anos. Ou seja, que se desenvolvam num chamado “ciclo de alfabetização e letramento”, do 1º ano ao 3º, sem interrupção. “Precisamos romper com a cultura da reprovação. A criança que entra com seis anos terá uma progressão continuada nos três primeiros anos das séries iniciais do ensino fundamental”, disse ela.
Salete explicou que durante este ano a Secretaria de Educação vai se dedicar aos estudos dessa mudança, que acontecerá forma progressiva, sendo assim, o próximo passo será levar essas discussões à outros segmentos da educação, como as Associações de Pais e Mestres e ao Conselho Municipal de Educação, além da comunidade em geral. “Em 2012 vamos implantar essa mudança, inclusive com legislação para nortear esse processo”, disse a coordenadora.
Sobre a responsabilidade da mudança, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, disse que a Rede Municipal já passou por um período de transição curricular quando o ensino fundamental ampliou para nove anos, e que foi uma experiência tranquila.
Apesar da mudança ser nos três primeiros anos, professores do 4º e 5º ano também estão participando dos debates, que envolvem toda equipe de professores da Coordenadoria de Educação da Secretaria.