Ano letivo começa com novidades em Passo Fundo
Para este ano letivo de 2011, a Secretaria de Educação apresentará várias novidades, desde a posse de mais servidores para reforçar o quadro, até a conclusão de reformas e construção de novas escolas. Já nesta quinta-feira, além de iniciar oficialmente o ano letivo para os professores, com a palestra no Igaí eventos do mestre em Psicologia da Universidade Regional integrada – URI, Felipe Biasus, acontece a posse de 65 profissionais no plenário da Câmara de Vereadores.De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, serão empossados 18 assistentes de Educação Infantil, um secretário de escola, e 46 professores, destes 22 para os anos iniciais e 24 para os anos finais. “Com isso vamos aumentar ainda mais a qualidade do ensino fundamental”, disse.
Sobre a construção de novas escolas na educação infantil a secretária informou que serão entregues à comunidade cinco escolas através do orçamento do PAC 2, do Governo Federal. Nessa empreitada, a Escola Fofão, do bairro Planaltina, e a Escola Padre Zezinho, do bairro Entre Rios, serão totalmente reconstruídas, sendo que as outras três serão escolas novas, e vão ser erguidas nos loteamentos Santa Rita, Parque do Sol e Menino Deus. “Ao todo serão oferecidas cerca de 600 vagas”, disse ela. Obras estas ainda sem previsão de início, mas aprovadas dentro do PAC pelo Governo Federal.
No ensino fundamental também existem várias novidades no que se refere à estrutura física da Rede Municipal de Ensino, sendo que já no final do mês de março as obras de ampliação e reforma da Escola Frederico Ferri serão entregues. Além disso, está sendo encaminhada para licitação, a construção da nova escola Arlindo de Souza Mattos.
Outra novidade, segundo a secretária, é o investimento nos ginásios das escolas, tanto na reforma e construção de banheiros, como na entrega de um ginásio completo para a comunidade da Escola Municipal Notre Dame.
A Prefeitura Municipal conta com 36 escolas de ensino fundamental e 26 de educação infantil, sendo que atende em todas suas modalidades de ensino cerca de 20 mil alunos.