Prefeitura Municipal disponibiliza novo e amplo espaço para Cemae

Responsável pelo atendimento clínico multidisciplinar dos alunos da Rede Municipal de Ensino, o Cemae está atendendo em nova e ampla estrutura.


    Responsável pelo atendimento clínico multidisciplinar dos alunos da Rede Municipal de Ensino, o Centro Municipal de Atendimento ao Educando (Cemae), está atendendo em nova e ampla estrutura. O espaço é mantido pela Prefeitura Municipal via  Secretaria de Educação (SME), contribuindo de maneira decisiva com ações inovadoras paralelas ao processo ensino aprendizagem, através de um acompanhamento pedagógico, psicológico, psicomotor, fonoaudiológico e médico.
    De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, o novo espaço onde está o centro, somado à chegada de novos profissionais à equipe multidisciplinar, está garantindo mais qualidade ao atendimento prestado aos alunos. “Além de salas específicas de atendimentos fonoaudiológicos e psicológicos por exemplo, o novo espaço conta com uma sala de espera para os pais e um amplo espaço para serem realizadas reuniões de trabalho”, acrescentou a secretária.
    Ela destacou ainda que o novo local também é centralizado, facilitando o acesso dos pais e dos professores das escolas. Sua sede está localizada na rua Marcelino Ramos, número 518, ao lado da Escola Notre Dame.
     A coordenadora do Cemae, psicóloga Enelise Cardoso Gobbi, explicou que o trabalho do setor possibilita o resgate de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem e adaptação escolar, oferecendo também suporte às ações de educação inclusiva da SME.
    Ela ressaltou que os fenômenos que interferem na educação não são somente pedagógicos, envolvendo no processo fatores emocionais, familiares, culturais, orgânicos e sociais. Os alunos são encaminhados ao setor quando os professores das escolas municipais, tanto de ensino fundamental como de educação infantil, detectam algum problema.
    A equipe do centro é composta por três psicólogos; uma psicopedagoga; duas fonoaudiólogas; um psicomotricista; dois estagiários de psicologia; e dois médicos, um psiquiatra e um neurologista. “Em todas essas áreas são realizadas avaliações e atendimentos”, disse Enelise.
    O Cemae também estabelece relações de parcerias com diversas secretarias, órgãos e entidades, para que se efetive uma rede de atendimento buscando alternativas e soluções para as necessidades específicas que surgem nos encaminhamentos e atendimentos feitos no setor. O horário do atendimento do centro é das 7h e 30min às 17 horas. Mais informações pelo (54) 3311 9907.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de junho de 2011.