Incentivar as comemorações farroupilhas através de um cardápio especial foi o objetivo de um encontro promovido esta semana pela Prefeitura Municipal com suas merendeiras.

Incentivar as comemorações farroupilhas através de um cardápio especial foi o objetivo de um encontro promovido esta semana pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Prefeitura Municipal, com as merendeiras das 36 escolas municipais de ensino fundamental. A ação busca qualificar cada vez mais o atendimento prestado aos alunos das escolas da rede, uma das prioridades do atual governo.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que foram repassadas às profissionais, que são responsáveis pela alimentação diária de cerca de 12 mil alunos, informações sobre o “Kit Farroupilha”, em que itens alimentícios que normalmente não são utilizados no cardápio já foram adquiridos e estão sendo encaminhados às escolas. “Discutimos a maneira de como as refeições serão preparadas para padronizar e evitar desperdícios”, disse ela.
De acordo com o coordenador de Nutrição Escolar, Claudio Canal, a orientação é para que as escolas sirvam um café de chaleira pela manhã, antes do horário da aula, justamente para valorizar a data e oportunizar a confraternização; um almoço farroupilha, entre um turno e outro, com o mesmo objetivo; e outro café à tarde, depois do encerramento do turno de aula. Ele frisou que nas três escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), São Luiz Gonzaga, Dyógenes Martins Pinto e Daniel Dipp, será servido um jantar farroupilha, sendo que estes alunos também serão convidados à participar do café de chaleira do final da tarde.
Canal detalhou que pela manhã e no final da tarde, além do café de chaleira o lanche terá bolinho frito e cueca virada. Já no almoço das escolas, e nos jantares das escolas com Eja, será servido carreteiro de carne, feijão mexido, arroz farroupilha, farofa de repoulho com linguiça e salada, além de chico balanceado na sobremesa.
Além de frisar que encontros como esse são realizados periodicamente, o coordenador destacou a importância dessa troca de experiências das merendeiras das escolas com a nutricionista da Secretaria de Educação (SME) e com os demais profissionais da coordenadoria. Cláudio disse ainda que a empresa terceirizada responsável pelo alimento dos alunos das escolas de educação infantil também vai oferecer um cardápio alusivo à data.
Aproveitando o encerramento do evento, que foi realizado no Plenarinho do Legislativo, fornecedores da agricultura familiar ofereceram um coquetel às merendeiras com outros gêneros alimentícios. Nesse momento, a secretária Vera Vieira a gradeceu às profissionais e transmitiu os parabéns do prefeito Airton Dipp pelo carinho delas no trato com as crianças.