Fazer uma avaliação do programa de formação continuada, desenvolvido já há três anos , foi a proposta do II Seminário Municipal de Educação, realizado nesta terça-feira, no auditório da Faculdade de Economia da UPF. Cerca de 800 professores do ensino fundamental do município estiveram presentes, participando de oficinas, palestras e debates.

O encontro foi aberto pela manhã, com a apresentação de um vídeo contando a trajetória dos trabalhos de qualificação por que passam os educadores municipais. Houve também apresentação musical e uma performance dos coordenadores dos encontros para apresentar um cartaz alusivo ao seminário.
Ao abrir oficialmente os trabalhos, a secretária municipal de Educação, professora Vera Vieira, agradeceu o empenho e colaboração dos educadores e gestores municipais. Relatou diversas ações que estão sendo desenvolvidas pela administração Dipp-Cecconello para qualificar o ensino em Passo Fundo. Segundo ela, esse processo inclui professores, alunos e comunidades como ";;autores e atores.";;
O prefeito Airton Dipp elogiou a dedicação do magistério municipal e reiterou a disposição do atual governo em cada vez mais melhorar a qualidade da educação oferecida aos passo-fundenses. Destacou que se constrói ";;uma escola crítica e de qualidade";;, lembrando a qualificação e o aprimoramento buscado pelos professores, fatores que vêm se refletindo no ensino, resultando na educação de qualidade que Passo Fundo apresenta.
Na sequência houve uma palestra sobre ";;referencial curricular: movimentos e perspectivas";;, com a professora doutora Valeska Maria Fortes de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Maria. O seminário prosseguiu à tarde, com discussões e trabalhos em grupo.