Largo da Literatura é alvo de vândalos

Uma das principais ações de incentivo à leitura que a Prefeitura Municipal oferece à comunidade passo-fundense, o complexo do Largo da Literatura, situado na Praça Armando Sbeghen, foi alvo de vândalos nesta semana. Na quarta-feira pela manhã foi notado que o Monumento aos Tropeiros, localizado ao lado do Ponto de Leitura, havia sido depredado. Peças de bronze foram roubadas.
A secretária de Educação em exercício, Ana Paula Valério de Lima, explicou que existem funcionários no local das 8 horas às 20 horas, depois, somente às 23h e 30min chega o guarda, que fica até às 6h e 30min. Ela frisou ainda, que a administração irá abrir uma sindicância para averiguar os fatos e que o Executivo vai restaurar o monumento assim que possível.
Objetivando consolidar cada vez mais Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura, o Largo oferece um Ponto de Leitura, com livros para consulta e empréstimo e acesso à Internet, além de outros espaços, como dois túneis de metal revestidos com placas de policarbonato em que são adesivados textos literários. Ainda existem bancos, uma arena para atividades artísticas e outro monumento, a Árvore da Literatura.
Seu ponto de leitura inclusive já foi premiado pelo Ministério da Cultura em 2009 durante a abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura. No quiosque ainda existe espaço para leitura, com pufs e pequenas mesas para as crianças realizarem atividades. Ele fica aberto à comunidade de terça a domingo das 10 horas às 18 horas e em breve recebrá um programa de inclusão digital.
[caption id="attachment_1082" align="alignleft" width="360"]
