Curso para cozinheiras da rede municipal

Curso para cozinheiras da rede municipal

Quinta-feira, 29, a Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação (SME), promoveu um treinamento Multifuncional às Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi – CAIC.

Além das práticas já desenvolvidas em outras oportunidades, como reforço da higiene, e o ensino de receitas para o aproveitamento integral dos alimentos, este curso proporcionou aulas de primeiros socorros e dinâmicas em grupo.

A nutricionista da coordenadoria, Jureci Machado Triches, destacou o aspecto inovador do curso, que contou com a presença do Corpo de Bombeiros: “em caso de queimaduras ou afogamentos, as cozinheiras devem saber o que fazer com as crianças até a chegada de um médico”, disse ela.

Um professor de Educação Física também participou do trabalho em grupo, que objetivou a integração entre as cozinheiras. Um profissional da área da psicologia fez parte do encontro realizando testes de personalidade.

Segundo a diretora da Coordenadoria de Nutrição, professora Vera Maria Vieira, mais atividades que resultem no aprendizado dos alunos estão sendo planejadas.

Mudanças na merenda escolar em 2007

Para a melhoria do atendimento prestado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar às crianças, neste ano de 2007, algumas mudanças devem ocorrer. Uma delas é a introdução do sistema de buffet nas escolas municipais, que segundo a nutricionista da coordenadoria, diminuiria o desperdício de alimentos com os próprios alunos se servindo. Outra importante ação, é uma coleta de dados dos alunos com restrição alimentar, para um posterior tratamento.

Os projetos “Descobrindo o Valor dos Alimentos” e “Hortas e Pomares Escolares”, que envolvem os estudantes da rede municipal, iniciados no primeiro ano de Governo, devem continuar.


Atividade diferenciada da atual administração

Foto: Hermano Favero

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de março de 2007.