Inicia formação contra a violência

Inicia formação contra a violência

Quinta-feira, 31 de maio, a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, em parceria da Prefeitura Municipal, através do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), iniciou um processo para mudar o destino de muitas crianças. Foi realizada a primeira etapa do projeto “Pontes para os Direitos da Criança e do Adolescente – Escola é Lugar de Direitos”, com um curso de formação para educadores da Rede Municipal de Ensino.

Para a coordenadora do setor de Psicologia do CEMAE, Aline de Moraes Fernandes, os professores precisam ser formados de uma maneira mais consistente para prevenir as várias situações de violência que surgem no dia-a-dia da escola. Ela ressaltou que esta parceria, da Secretaria de Educação (SME), pelo CEMAE, com a Comissão de Direitos Humanos, vem ao encontro do Projeto de Prevenção de Violência (PPV) do Governo do Estado, em que a cidade de Passo Fundo está inserida nas atividades com mais quatro municípios.

Segundo integrante da Comissão de Direitos Humanos, Márcia Carbonari, o objetivo do projeto é prevenir a violência na rede escolar, e conta com três ações: formação de educadores da Rede Municipal de Ensino, formação de agentes comunitários envolvendo as Associações de Pais e Professores (APP) das escolas, e oficinas com os alunos. Ela também destaca que os professores terão a incumbência de desenvolver e multiplicar as ações do projeto através de oficinas com professores e pais. “Uma das metas é reunir todos envolvidos em um seminário final, para avaliar e preparar a continuidade do projeto”, frisou.

Essa primeira etapa contou com a participação da educadora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Selina Dalmoro, que fez uma análise da realidade histórica da infância no mundo, enfocando, principalmente, a cidade de Passo Fundo. “Vimos com as educadoras da Rede Municipal quais os fatores que estão impedindo que os direitos das crianças sejam efetivados”.

Este projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).


O objetivo é prevenir a violência na escola

Foto: Hermano Favero

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 1 de junho de 2007.