Alunos de medicina inseridos em escola municipal

Alunos de medicina inseridos em escola municipal

A Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), continua realizando um trabalho prático com alunos do 1o ano do Curso de Medicina – Módulo Saúde Coletiva, na Escola Municipal de Educação Infantil Amizade, localizada na Vila Operária, atividade iniciada ainda em março deste ano.

O Projeto chamado “Diagnóstico de Saúde de uma Escola Infantil”, é coordenado pela professora da UPF, Margareth Buaes Dal’Maso.

“A finalidade é de proporcionar aos acadêmicos do 1o ano um maior conhecimento da comunidade, atuando nela na promoção e prevenção de saúde integral” frisou.

A professora também ressaltou que além das crianças serem avaliadas no educandário os alunos estão realizando visitas domiciliares, “ eles conversam com os pais sobre o comportamento da criança em casa, hábitos alimentares, histórico da gestação, tempo do aleitamento materno, sono e exercícios físicos”.

Para o acadêmico Eugenio Pagnussatt este trabalho é muito importante, “temos um contato precoce com a população, o que estimula muito. E também de interesse do município, uma vez que inúmeros dados estão sendo levantados”.

Segundo a coordenadora da Escola Amizade, Cláudia Dutra, crianças de seis meses a seis anos foram selecionadas e estão sendo avaliadas por quatro grupos, de 14 acadêmicos cada, no decorrer de oito meses.

Após o término das avaliações, os dados computados nos estudos serão repassados à escola, para que, junto com os familiares e os acadêmicos, consigam solucionar os problemas detectados.


Na visita domiciliar as famílias recebem informações sobre promoção de saúde.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de outubro de 2005.