Mais de 5.200 alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, participaram na última terça-feira, da 1ª fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Estiveram envolvidas 20 escolas.
Mais de 5.200 alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, participaram na última terça-feira, da 1ª fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Estiveram envolvidas 20 escolas. A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou a participação das Escolas da Rede Municipal em função de ser um evento em nível nacional, com participação de jovens de escolas públicas de todo território brasileiro. “Em 2008, mais de 18 milhões de alunos participaram dessa competição, com 98% dos municípios brasileiros representados”, disse.
Já a coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação – SME, Mariane Giareta, destacou que a olimpíada é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. “Além de incentivar e aperfeiçoar o professor, essa ação identifica jovens talentos para quem sabe, ingressarem nas áreas científicas e tecnológicas”, disse a educadora. Ela também explicou que a olimpíada dividiu os alunos em três níveis de acordo com seu grau de escolaridade: nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental; nível 2 - alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental; e nível 3 - para alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio. As escolas municipais participam somente dos níveis 1 e 2 em função de não disponibilizarem o Ensino Médio.
A prova é corrigida pelos professores da própria escola, segundo o gabarito fornecido pela organização nacional do evento. As escolas municipais devem enviar os cartões respostas com os classificados até o dia 31 deste mês, e participarão da segunda fase 5% dos alunos, de maior pontuação, de cada nível, em cada escola.
A segunda fase ocorre no dia 24 de outubro, e no dia 11 de dezembro será divulgada a lista dos premiados. Em todo Brasil serão premiados 300 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata, e 1.800 com medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos Certificados de Menção Honrosa a até 30.000 alunos. Mariane disse ainda, que as escolas da Rede Municipal participam da olimpíada desde o ano de 2005, e que vários alunos já receberam o certificado de menção honrosa. “No ano de 2007, a jovem Thereza Panisson Lemos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Georgina Rosado, foi premiada com medalha de bronze”, finalizou.