Prefeito nomeia 90 professores para ensino infantil
A posse dos 90 novos professores do ensino infantil foi o ato solene que marcou os 149 anos de emancipação do município de Passo Fundo. O secretário da Educação do Município, Alcides Guareschi observou que a o ato está relacionado à prioridade política, pedagógica, da administração. “Toda a comunidade sabe que há demanda muito forte. Cresce sempre o pedido das nossas comunidades, de ter uma creche ou escola de educação infantil. Estamos ainda longe de atender toda a necessidade social”, relatou o secretário Guareschi. Adiantou, no entanto, que está instalado um programa de manutenção do programa de escola infantil. Para tanto a administração está saindo para uma segunda política social: o conveniamento. Este atendimento será através de convênios com entidades comunitárias, filantrópicas ou que tenham experiência em educação infantil. Será o sistema de parcerias, para ampliar oportunidades de educação.
O presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Mendes cumprimentou aos novos educadores empossados. Na sua avaliação, é mais um ônus para o município, enquanto a arrecadação de concentra no poder central. Destacou a participação dos vereadores para os objetivos da educação infantil. “O grande desafio é chamar a família para ajudar a escola”, conclamou o vereador Valdir Mendes, ao mencionar a necessidade de participação nessa meta educacional. O prefeito Airton Dipp evidenciou a importância da missão dos professores que levam conhecimento às crianças. Avaliou que, ao nomear os 90 novos professores “estamos qualificando a educação infantil e o ensino como um todo”.
Frisou o significado do ato da administração, que ocorreu justamente no dia do município, que comemora 149 anos, ao incluir as nomeações nesta data. “Estamos realizando uma série de eventos, entregando obras de infra-estrutura, canalizações, asfaltamento, novas escolas, desapropriando áreas para ampliação de ruas, e até o mal necessário da construção do presídio, com a doação de área pelo município”, disse o prefeito Dipp. “Na verdade o objetivo é atacarmos na base, a causa de todos os grandes males”, objetou o prefeito, ao citar que as causas de violência podem ser eliminadas com os investimentos concretos na educação infantil, como vem sendo feito pela administração. Voltou a mencionar as prioridades (emprego e renda, educação, e saúde), objetivos mais urgentes, que incluem a proteção e investimento no futuro da criança. “Para que não precisemos, daqui a alguns anos, investir na área de segurança pública, seque é tarefa da prefeitura”, ressalvou o prefeito Dipp.
Ao final, destacou a felicidade do ato de nomeação dos professores, manifestando a certeza de que eles irão contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Passo Fundo, “para encontrarmos uma Passo Fundo muito melhor daqui a alguns anos, pela capacidade de contribuir com as crianças, muitas vezes substituindo os próprios pais”, em função das grandes dificuldades sociais na comunidade.
Plenário lotado no dia do município.
Nomeações trarão qualidade ao ensino.