O projeto desenvolvido na Escola Padre Pergentino Dalmagro atende a uma turma de 30 meninas com aulas de balé

Uma forma de expressão e construção da identidade através do balé. É assim que o projeto Baby Ballet, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Pergentino Dalmagro, no Parque Farroupilha, se destaca entre as atividades preferidas dos alunos. Idealizado pela professora Alice Martins, que estuda a dança desde a infância, o projeto já completou três anos e conta com o apoio integral da Prefeitura de Passo Fundo
Segundo Alice, as atividades têm como principal objetivo o bem estar dos alunos. “Em primeiro lugar, a criança deve se sentir bem ao realizar a atividade, para a partir daí, se expressar de maneira criativa através da dança”, salientou.
Durante as aulas, são trabalhados os primeiros passos do balé, além das terminologias, noções de postura, expressão corporal, coordenação motora, criatividade, interpretação e socialização. O projeto atende cerca de 30 meninas na escola, com idade entre três e seis anos.
Para a professora Soeli Santos, diretora da EMEI Padre Pergentino Dalmagro, as aulas de balé têm auxiliado na autoestima das crianças e até mesmo na dos pais. “Podemos perceber a evolução das crianças e cada vez mais os pais estão interessados na participação dos filhos no projeto”, disse Soeli.
As alunas já participaram de eventos como a Passodança e do Seminário Municipal de Educação Infantil de Passo Fundo. O projeto que atende 250 crianças ao todo, também é desenvolvido em outras escolas públicas e particulares.