Pré-Vestibular Popular aprova alunos

Pré-Vestibular Popular aprova alunos

O Cursinho Pré-Vestibular da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, oferecido através da Universidade Popular (UP), está encerrando a 1ª turma. Nesse período de quatro meses, cerca de 40 alunos provenientes de classes populares, foram preparados gratuitamente para os concursos vestibulares.

Alunos como a auxiliar de enfermagem, Clarinda Machado dos Santos, 50 anos, ultrapassaram as dificuldades financeiras e puderam participar das aulas. “Esta chance surgiu, e agarrei com ‘unhas e dentes’! Sempre aproveito minhas oportunidades”, exaltou a vestibulanda, que pretende cursar medicina. Segundo a coordenadora do curso pré-vestibular da UP, professora Dalva Haack, Clarinda tem o perfil dos demais: a dedicação. “Ela não tem faltas e foi eleita presidenta da turma”, destacou Haack.

Clarinda vai prestar este vestibular para adquirir experiência, pois quer fazer o Enem primeiramente, para consequentemente tentar uma bolsa de estudos em função de suas notas.

Os alunos que estão freqüentando o Pré-Vestibular Popular comprovaram que estudaram em escola pública e informaram sobre a situação sócio-econômica e renda familiar. Além destes dois critérios básicos, eles também foram selecionados pela classificação em uma prova escrita. Os vestibulandos da UP desfrutam de professores qualificados e material didático atualizado.

O Pré-Vestibular Popular é uma experiência pioneira da Secretaria Municipal de Educação (SME), na administração Dipp/Corralo. Em encontro com os alunos o prefeito municipal, Airton Dipp, teve a oportunidade de conversar com os alunos sobre o compromisso da atual gestão com a Educação, e do esforço para efetivar um curso pré-vestibular gratuito na cidade.

O cursinho conta com a parceria do Sistema Educacional Garra, que disponibiliza alguns professores.

Eles já conseguiram

O jovem Diego Borelli, conseguiu atingir seu objetivo através da UP no último sábado. Foi aprovado em Administração no vestibular da Faculdade Meridional (Imed), e um dia após o vestibular, Diego prestou nova prova na instituição. Essa, objetivando uma bolsa de estudos integral, em que os cinco primeiros colocados seriam contemplados. Diego Borelli ficou em segundo lugar e cursará Administração gratuitamente. “As aulas na UP fizeram a diferença”, exaltou o futuro acadêmico.

Já Alex Roberto Kerber, prestou vestibular também no sábado, na Faculdades Planalto (Faplan), e foi aprovado em Administração. O jovem completou seus estudos no ano de 2005 no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja), e neste ano procurou a UP. “Felizmente consegui passar na prova de seleção do Pré-Vestibular Popular, e o resultado de suas aulas está aqui: passei no vestibular”.


Dona Clarinda e os jovens Alex e Diego


Professores ressaltam a dedicação dos alunos

Fotos: Hermano Fávero

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de novembro de 2006.