O prefeito Pedro Almeida recebeu, na tarde de quinta-feira (11), representantes do Sindicato dos Professores Municipais (CMP) para dialogar sobre demandas da categoria. Durante o encontro, ficou definido que o sindicato apresentará […]
O prefeito Pedro Almeida recebeu, na tarde de quinta-feira (11), representantes do Sindicato dos Professores Municipais (CMP) para dialogar sobre demandas da categoria. Durante o encontro, ficou definido que o sindicato apresentará uma pauta de prioridades, que será debatida até o final do ano em reuniões com o grupo gestor, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) e o próprio prefeito.
O chefe do Executivo destacou que a administração municipal mantém um canal permanente de diálogo com os professores, ouvindo as reivindicações e avaliando alternativas. Somente neste ano, o CMP já foi recebido mais de 20 vezes pela gestão, sempre com pautas específicas apresentadas.
Ao tratar da valorização salarial, o prefeito reforçou a necessidade de respeitar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina teto para gastos com pessoal e condiciona os avanços possíveis de remuneração.
Para o prefeito, a construção conjunta é essencial. “Nossa gestão tem o diálogo como prioridade. Estamos abertos a ouvir os professores e encontrar soluções possíveis, sempre respeitando os limites legais e garantindo que a educação siga avançando em Passo Fundo.”
Destacou várias ações que representam o empenho da Prefeitura em garantir qualidade de ensino, valorização dos educadores e condições adequadas de aprendizagem.
Avanços na Educação Municipal
Nos últimos anos, a gestão municipal tem adotado medidas voltadas à valorização dos profissionais, à qualificação pedagógica, à ampliação da rede e à modernização das escolas. Entre as principais iniciativas, estão:
Valorização dos profissionais: promoções e progressões na carreira, nomeação de novos professores e auxiliares, concessão de licenças-prêmio em dinheiro, incentivos à formação de mestres e doutores e pagamento do terço de férias em dezembro.
Infraestrutura e tecnologia: inauguração de novas escolas, instalação de câmeras de segurança e botões de pânico, modernização tecnológica com internet de alta velocidade, televisores, notebooks e tablets, criação de laboratórios maker de aprendizagem, além de um grande pacote de obras com mais de 1000 ações.
Projetos inovadores: Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT), Projeto Luz, Câmera, EducAÇÃO, incentivo à leitura com o programa Boralê e novas escolas temáticas, como a Escola Pública de Sustentabilidade, a Escola de Esportes e a Escola de Inovação.
Inclusão e atendimento especializado: ampliação de Salas de Recursos, contratação de profissionais de apoio escolar e estagiários, atendimento multidisciplinar no Centro Pós-Covid de combate à desigualdade educacional, além de monitoria garantida para crianças e adolescentes com deficiência.
Gestão e acesso à educação de qualidade: reestruturação dos planejamentos pedagógicos, Central Municipal de Vagas, ampliação do tempo integral em EMEIs e EMEFs e melhor IDEB da história do município.