Prefeitura mobiliza a comunidade para um trânsito mais seguro durante o Maio Amarelo

Escola Pública de Trânsito promoverá ações educativas e de conscientização, abertas à comunidade

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Escola Pública de Trânsito, estará engajada em mais uma edição do Maio Amarelo, movimento de conscientização para a redução de mortes e lesões no trânsito. O tema deste ano é “Desacelere. Seu bem maior é a Vida!”

Com uma programação extensa, construída de forma coletiva, a cidade promove atividades em escolas, empresas, órgãos públicos e espaços comunitários, envolvendo instituições ligadas à gestão e à educação para o trânsito.

Desde a primeira edição do movimento, em 2015, o município participa ativamente da campanha. Em 2025, a proposta se mantém: chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes, feridos e óbitos no trânsito. A grande diferença é o formato colaborativo que caracteriza a mobilização em todo o território. “Aqui em Passo Fundo, o Maio Amarelo é construído por muitas mãos. Todas as instituições que atuam no trânsito participam e promovem ações conjuntas, em diversos pontos da cidade, como preconiza a carta das cidades educadoras”, explica o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira.

Entre as atividades promovidas pela Escola Pública de Trânsito estão palestras em empresas, visitas educativas, como a da Apae à sede da escola; e ações práticas em eventos da comunidade. Um dos destaques da agenda é a Oficina de Simulação de Embriaguez, e ainda a participação no evento da Semana Mundial do Brincar, na Gare, com atividades lúdicas voltadas ao tema.

Além disso, a campanha conta com blitze educativas, ginástica laboral com foco em mobilidade urbana, palestras para turmas de primeira habilitação, ações em postos de combustíveis e mobilizações em instituições de ensino como a UPF.

Para o secretário, o envolvimento de diversos setores é o que garante o impacto da campanha. “A educação para o trânsito vai muito além das leis e da sinalização. Trata-se de promover uma cultura de cuidado, de empatia e de responsabilidade coletiva. Por isso, é fundamental que a sociedade inteira se envolva nesse processo, desde a infância até a vida adulta. Como diz o provérbio africano, mote do movimento das cidades educadoras: é preciso uma aldeia para educar uma criança.”, afirma.

Destaques da programação
07/05 - Visita da APAE na Escola Pública de Trânsito às 9h;
20/05 - Oficina de Simulação de Embriaguez - Realizada no Pátio da Prefeitura às 8h30min - 11h30min;
24/05 - Atividade especial da Semana Mundial do Brincar no Parque da Gare às 14h;
27/05 - Oficina Simulação de Embriaguez na Escola Pública de Trânsito às 09h;
31/05 - Mateada na Escola Pública de Trânsito às 15h.