Evento aborda Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade e reúne municípios dos três estados da região Sul.
A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Ministério da Educação (Mec), promove o
Seminário – Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade na Educação. O evento acontece nesta terça-feira (5) e na quarta-feira (6), tendo como local a Escola Pública de Música Yamandu Costa, junto ao Parque da Gare.
De acordo com a delegada da Cidade Educadora e coordenadora da Coordenadoria de Inovações Educacionais, da secretaria municipal de Educação, Denize Cornelio da Luz, a participação é restrita aos municípios convidados pelo Mec, com a ideia de fazer um intercâmbio de boas práticas envolvendo a intersetorialidade, sendo que serão municípios dos três estados da região Sul. “A importância desse seminário realizado na nossa cidade se deve principalmente ao fato do trabalho que nós vimos fazendo enquanto Cidade Educadora, no sentido de ampliar o olhar educacional sobre o nosso território, principalmente transcendendo o espaço dos muros da escola. É um seminário que é promovido entre todas as regiões, entre as diferentes regiões em que o país está dividido. Então, a premissa básica dos dois dias em que estaremos reunidos, é ouvir experiências exitosas dos três estados da região que compõem a região Sul, sejam cidades maiores, sejam cidades menores, que trarão as suas boas práticas, em relação a essa articulação dos diferentes setores da sociedade no sentido de enfrentar os problemas que são evidenciados”, destaca.
De acordo com a coordenadora, a ideia do Mec em escolher Passo Fundo, entre todos os municípios e as cidades educadoras do Rio Grande do Sul, se deve principalmente ao trabalho que vem sendo feito, principalmente protagonizado pelo prefeito Pedro Almeida, que é um grande incentivador, um grande entusiasta dessa ideia de cidade educadora, que trouxe o desafio de pensar ações para o território, pautadas nessa questão da Cidade Educadora, da prática de fazer as ações de forma articulada. “O seminário vem justamente para dar conta da discussão dessa temática pensando que a intersetorialidade ela considera principalmente a natureza complexa dos problemas sociais e busca, justamente fazendo essa articulação entre os diferentes setores, entre os diferentes protagonistas da sociedade, seja essa sociedade suplantando, transcendendo a questão das classes sociais, no sentido de criar mecanismos e conexões entre os setores e pensar práticas que sejam realmente efetivas”, aponta Denize.
A partir dessas discussões e análises, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação, na Articulação intersetorial e com os sistemas de ensino, possa estar pensando em novas políticas sociais para solucionar problemas que serão identificados e fazendo com que a educação brasileira seja mais efetiva para oferecer uma educação de qualidade cada vez maior. “Assim como é a nossa premissa de oferecer para os nossos alunos uma educação de qualidade que contemple todas as diferenças garantindo o princípio da isonomia, o princípio da equidade, o princípio da individualidade, para que a gente possa realmente mostrar que a educação não é o futuro, é o presente de um país que pensa em ser educador e levar os seus munícipes, os seus habitantes a condições melhores de vida”,finaliza a coordenadora.