Proporcionar um espaço para o desenvolvimento artístico: esse é o objetivo da Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta, inaugurada pelo prefeito Pedro Almeida nesta segunda-feira (07), durante as comemorações […]

Proporcionar um espaço para o desenvolvimento artístico: esse é o objetivo da Escola Pública de Arte e Criatividade Roberto Pirovano Zanatta, inaugurada pelo prefeito Pedro Almeida nesta segunda-feira (07), durante as comemorações de 166 anos de Passo Fundo. O projeto foi implementado no quiosque Roberto Pirovano Zanatta, na Praça Antonino Xavier, e, dentro do conceito de Cidade Educadora, será voltado a toda comunidade.
“Este espaço significa mais um compromisso de que a Educação aconteça em todo o território da nossa cidade. Além das escolas públicas de Música, de Gerações e das Profissões, passamos a ter a Escola de Arte e Criatividade, um local muito especial, que lembra a história do pequeno escritor passo-fundense Roberto Pirovano Zanatta e vai criar condições sobretudo, para que crianças tenham acesso ao ensino da arte", destacou o prefeito.
A Escola de Arte e Criatividade procura estimular a produção e busca por conhecimento artístico, promover parcerias e integrar a comunidade local. Serão oferecidas oficinas nas áreas de: Música; Dança; Literatura; Teatro; Contação de histórias: Folclore; Cinema; Fotografia; Artes plásticas; Ferramentas digitais criativas; Arteterapia. As aulas serão ministradas por artistas interessados em fazer parte da iniciativa.
Conforme o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, este deverá ser um lugar para que pessoas de todas as gerações desenvolvam seus talentos artísticos da cidade e também vai possibilitar o envolvimento dos artistas com a comunidade. “Com a perspectiva de Cidade Educadora, a ideia é que a escola possa atender pessoas de diferentes gerações e do território como um todo. Nós vamos ter um cronograma de oficinas, de cursos, alguns permanentes, outros bem pontuais, onde artistas da cidade que não são professores ou pessoas que trabalham com a parte de arte e criatividade possam usar a estrutura para administrar suas oficinas”, considerou.
Um espaço que mantém e constrói memórias
O quiosque Roberto Pirovano Zanatta, na praça Antonino Xavier, foi criado pela Prefeitura em 2011 com o objetivo de fomentar o gosto pela literatura e oportunizar o conhecimento sobre autores para jovens e crianças. O espaço homenageia o pequeno escritor passo-fundense Roberto, que faleceu aos 10 anos, em 2008, por causa de uma leucemia. Um menino que, desde cedo, manifestava o gosto pela escrita e pelo desenho, ele foi autor de três livros infantis – “O explorador e suas aventuras”, “O caça-monstros” e “Mr. Xadrez” – e estava com outras obras em andamento. Era desta forma que ele expressava e compreendia os seus pensamentos e sentimentos.
Seus pais, Raquel e Cláudio, decidiram tornar essas memórias uma forma de fazer a diferença na vida de outras crianças, apoiando oficinas e o espaço na Praça Antonino Xavier. “A saudade é eterna, mas nos unimos para continuar. Como pudemos dar ao Roberto uma escola boa, uma estrutura boa, buscamos proporcionar a outras crianças essa oportunidade. Cada criança que participou das oficinas de xadrez, música, literatura, inglês nos trouxe de volta o Roberto”, disse Raquel.
O espaço foi revitalizado e reinaugurado com uma nova perspectiva, mas preservando o que Roberto ensinou. O prefeito agradeceu a Raquel e Cláudio pela sensibilidade. "Com esse gesto, vocês estão ajudando muitas outras crianças a terem uma oportunidade e deixando um exemplo para todas as pessoas", enfatizou.
Primeiras oficinas
As inscrições para as primeiras oficinas serão abertas no dia 10 de agosto, no site da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br).
Fotos: Michel Sanderi