Iniciativas de Passo Fundo no combate à desigualdade educacional são apresentadas à Assembleia Legislativa

Passo Fundo tornou-se referência na criação de estratégias para minimizar os impactos da desigualdade educacional. Nesta terça-feira (03), o prefeito Pedro Almeida e o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, estiveram reunidos […]

Passo Fundo tornou-se referência na criação de estratégias para minimizar os impactos da desigualdade educacional. Nesta terça-feira (03), o prefeito Pedro Almeida e o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, estiveram reunidos com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, para apresentar o Plano de Combate à Desigualdade Educacional desenvolvido em Passo Fundo e incentivar a reprodução das ações em outros municípios do estado. “Estamos muito seguros de que o investimento em educação é o caminho para o desenvolvimento social e econômico que queremos para o futuro. A valorização da educação acontece com ações concretas, indicadores, e é isto que estamos fazendo em Passo Fundo”, observou o prefeito Pedro.

Zanchin elegeu a Educação como prioridade de sua gestão na presidência do Parlamento e tem debatido o assunto com lideranças e entidades. “Precisamos recuperar o tempo perdido, que foi agravado com a pandemia, e tratarmos a educação como um tema não apenas do Executivo, mas que também necessita do envolvimento do Legislativo na discussão de iniciativas que priorizem a educação dos nossos alunos. Os projetos de Passo Fundo possibilitam transformações profundas, são disruptivos e podem ser reproduzidos em muitos municípios. A Assembleia Legislativa reconhece o trabalho de Passo Fundo, apoia as ações e tem total interesse de que elas se propaguem no estado”, afirmou Zanchin.

Ações do Plano de Combate à Desigualdade Educacional

O Plano de Combate à Desigualdade Educacional, que busca mapear e desenvolver ações para atender às principais dificuldades dos alunos da rede pública municipal de Passo Fundo, é composto por quatro iniciativas: o Centro Pós-Covid, a avaliação diagnóstica, o projeto Apoiar e a Cyberliga.

Ao explicar as ações do plano, o secretário de Educação de Passo Fundo destacou que o Centro Pós-Covid possui uma equipe multidisciplinar dedicada ao tratamento de questões psicopedagógicas decorrentes do processo de isolamento social, que afetaram diretamente a aprendizagem dos estudantes. Mais de 10.000 atendimentos já foram realizados em pouco mais de 6 meses de funcionamento. “O espaço oferece suporte com profissionais de diferentes áreas que tratam do caso da criança a partir de um olhar clínico. Cada caso é avaliado e passa por atendimento até que o estudante consiga recuperar a condição desejável para aprender mais e melhor”, explicou Teixeira.

A avaliação diagnóstica mapeia escolas e alunos de forma individualizada, focando nas dificuldades para concentrar o trabalho no que o aluno mais precisa. “Trata-se de uma ferramenta tecnológica criada pela Prefeitura para mapeamento das demandas pedagógicas por aluno e por escola. Ela é desenvolvida a baixo custo, com ferramentas livres, e pode servir de inspiração para outros municípios”, afirmou o secretário.

Com foco na alfabetização presencial, atendendo pequenos grupos de alunos, o projeto Apoiar é quase uma aula particular para crianças com maior dificuldade em áreas específicas como leitura e numeramento, competências fundamentais para que se possa aprender. Já a Cyberliga forma alunos heróis na aprendizagem e atende estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com atividades no turno escolar inverso focadas na resolução de lacunas no conhecimento. Eles têm a oportunidade de sanar suas dificuldades nas diversas áreas do conhecimento, com professores experts em áreas de Ciências Humanas e da Natureza, Matemática e Linguagens e ainda com apoio de colegas com competências digitais.

Cultura Digital

O prefeito Pedro também ressaltou a atenção que Passo Fundo tem dado à educação digital, estimulando nos alunos habilidades e competências no uso crítico e criativo das tecnologias. Foram mais de R$ 12 milhões investidos na atual gestão do Município para a compra de equipamentos como televisões 50 polegadas para todas as salas de aula, notebooks e tablets para utilização dos estudantes. O prefeito observou que a tecnologia é a base para as ações do plano de combate à desigualdade educacional.

Exemplo para outros municípios

As iniciativas da Prefeitura na área de Educação têm chamado a atenção de municípios do Estado e também do país. Em novembro de 2022, representantes de Passo Fundo foram apresentar as ações em Sobral, no Ceará, município que é destaque no país, no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Ao final da reunião, o deputado Zanchin afirmou que a Assembleia levará o debate da Educação para todas as regiões do estado e destacou a importância de Passo Fundo ser parceira nestas discussões que serão promovidas com as comunidades para buscar soluções de médio e longo prazo que melhorem a qualidade do ensino e a estrutura das instituições.

Cyberliga
Também nesta terça-feira, os projetos de Passo Fundo foram apresentados na Secretaria de Estado da Educação. Após o governo demonstrar interesse em levar para outros municípios as iniciativas, a Prefeitura detalhou para a secretária adjunta, Stefanie Eskereski, as ações do Plano de Combate à Desigualdade Educacional, com foco na Cyberliga.