Educação: Prefeitura apresenta iniciativas inovadoras da rede municipal para município cearense

As experiências inovadoras da Prefeitura de Passo Fundo na área da Educação chamaram a atenção de Sobral, município cearense que ficou em primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) […]

As experiências inovadoras da Prefeitura de Passo Fundo na área da Educação chamaram a atenção de Sobral, município cearense que ficou em primeiro lugar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2021. Nesta quarta-feira (9), o prefeito Pedro Almeida - juntamente como secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, e diretoras e coordenadoras pedagógicas da rede municipal - estiveram em Sobral para apresentar as ações implementadas em Passo Fundo no combate às desigualdades educacionais e expor as políticas públicas e pedagógicas que utilizam a tecnologia nos processos de ensino.

Foram apresentados detalhes das quatro iniciativas que compõem o Plano de Combate à Desigualdade Educacional: a Avaliação Diagnóstica, o Centro Pós-Covid de Combate à Desigualdade Educacional e os projetos Apoiar e Cyberliga.

O prefeito Pedro Almeida enfatizou que o intercâmbio de conhecimento tem o objetivo de evoluir ainda mais no que está sendo feito pela Educação de Passo Fundo. “A conexão com outras cidades busca entregar o melhor para a comunidade e promover políticas públicas ainda mais assertivas, para valorizar o que há de mais moderno e inovador na educação da nossa cidade”, afirmou Pedro Almeida.

O secretário Adriano lembrou que, em 2021, quando a Prefeitura realizou o planejamento estratégico para a Rede Municipal de Ensino, ficou definida a seguinte visão: ser referência em ensino público de qualidade por meio da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. “Esta visão, não somente nos processos pedagógicos, mas nas ações e estratégias de enfrentamento dos desafios educacionais! O convite que recebemos de Sobral para apresentar o nosso plano é uma manifestação clara de que estamos, rapidamente, alcançando nosso objetivo, o que coloca o ensino público municipal na vanguarda educacional do país!”, afirmou.

A oportunidade de trocar experiências no campo educacional foi valorizada pelo secretário de educação de Sobral, Herbert Lima. “O intercâmbio de conhecimento é fundamental, especialmente relacionado às inovações e às políticas públicas que são desenvolvidas em Passo Fundo e também são referências no Brasil. Buscamos evoluir em temas como a formação de professores, a supervisão pedagógica, o processo de alfabetização e a inserção de tecnologia na escola”, observou Herbert.

Saiba mais sobre os quatro projetos que compõem o Plano de Combate à Desigualdade Educacional:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

A Avaliação Diagnóstica é a base de todo o Plano Municipal de Combate à Desigualdade Educacional. Através de uma ferramenta tecnológica criada pela Prefeitura, é possível obter diagnósticos individualizados por escola e por aluno, viabilizando a elaboração de um planejamento específico para cada instituição. A avaliação diagnóstica mapeia habilidades desenvolvidas e não desenvolvidas e demonstra os resultados em detalhe, por aluno. Atualmente, o Município está realizando a quarta avaliação diagnóstica.

PROJETO APOIAR

A iniciativa tem como foco a alfabetização presencial, com atendimento de pequenos grupos de alunos. O objetivo é atender as crianças com maior dificuldade, em áreas específicas como leitura e numeramento, competências fundamentais para se aprender.

CYBERLIGA

O projeto atende estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, do sétimo ao nono ano, com atividades no turno escolar inverso, focadas na resolução de lacunas do conhecimento. Os alunos têm a oportunidade de enfrentar suas dificuldades nas diversas áreas, com professores experts em Ciências Humanas e da Natureza, Matemática e Linguagens, com apoio de colegas com competências digitais.

CENTRO PÓS-COVID

É um espaço especializado com equipe multidisciplinar dedicada ao tratamento de questões psicopedagógicas decorrentes do processo de isolamento social, que tenham afetado a aprendizagem dos estudantes. O Centro oferece suporte multiprofissional, com 17 profissionais de diferentes áreas que tratam do caso da criança a partir de um olhar clínico, entre eles médicos psiquiatras, pediatras, psicopedagogos, nutricionistas, entre outros, que avaliam cada caso e poder fazer atendimentos até que ela consiga recuperar a condição para retornar para a sala de aula.

Missão Educação do Futuro

Quatro diretoras e quatro coordenadoras pedagógicas da rede municipal, que venceram o Desafio Cidade Educadora proposto pela Prefeitura de Passo Fundo, acompanharam a viagem a Sobral. Na chamada Missão Educação do Futuro, elas puderem conhecer projetos do município cearense e, mais do que isso, compartilhar experiências do trabalho que está sendo desenvolvido na rede municipal de Passo Fundo.

Experiências vividas em Sobral enriquecem a visão de mundo das diretoras e coordenadoras
e serão levadas aos alunos e aos professores de cada escola. Confira os depoimentos das diretoras sobre o intercâmbio de conhecimento em Sobral:

Bianca Arnoud, diretora da EMEI Santa Isabel:

“Ter oportunidade de vivenciar experiências que estão dando certo em outro ambiente e também levar nossas iniciativas muito potentes da Educação de Passo Fundo está sendo um grande aprendizado. É muito importante pensar como podemos ampliar os contextos de espaços educativos, colaborativos e participativos”

Eliane Casagranda de Lima, diretora da Emei André Zaffari

“A viagem a Sobral está sendo um momento para agregarmos aprendizagens, mas, ao mesmo tempo, conseguirmos mostrar o que Passo Fundo tem de melhor. Através das secretarias, formam-se elos de parceria para o crescimento da Educação. Assim podemos conhecer e mostrar como é nossa cultura.”

Nádia Elaine Bordignou, diretora da Emef Arno Otto Kiehl

“A visita a Sobral nos possibilitou vislumbrar uma realidade distante, além fronteiras. Valorizamos ainda mais a Educação que é feita na rede municipal de Passo Fundo, que tem todas as condições para alcançar um mérito nacional.”

Eliane Catarina Ortiz, diretora da Emef Senador Pasqualini

“Para nós participar deste intercâmbio pedagógico está sendo uma experiência incrível e enriquecedora para nossas práticas. Conhecer novos espaços e formatos de construir conhecimentos nos possibilita ampliar nossos horizontes em termos de educação. Nosso objetivo é aprender, conhecer e experienciar, sendo assim crescer enquanto profissionais e fazer a diferença.”