Passo Fundo deverá integrar Cidades Educadoras

Movimento mundial busca, a partir da troca de experiências, o desenvolvimento da educação

Passo Fundo está próxima de integrar as Cidades Educadoras, movimento mundial que tem como um dos principais objetivos promover o desenvolvimento da educação em favor de um lugar cada vez mais humano e democrático. O Projeto de Lei que autoriza o município a ingressar na Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e aderir à carta que norteia as ações foi construído pela Prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores.

O prefeito, Pedro Almeida, considera que a educação é um pilar de desenvolvimento da cidade e que a troca de experiências contribuirá com o avanço de ações municipais. “A cidade é um direito de todos e possui um enorme poder educativo. Ao ingressarmos na associação, mostramos que Passo Fundo é a protagonista da sua história e está aberta aos grandes desafios da contemporaneidade”, afirma.

A AAICE busca auxiliar governos, prefeituras, secretarias e cidades a implementarem medidas voltadas ao desenvolvimento integral de seus habitantes, tendo a educação, a equidade e os direitos humanos como alicerces. O grupo foi fundado em 1994 e possui como base a Carta de Cidades Educadoras, documento que traz uma reflexão em torno de um trabalho conjunto entre a sociedade e as cidades signatárias em prol da educação, da cultura, da promoção de direitos, da diminuição das desigualdades, do pertencimento do cidadão à cidade e à sua própria história.

De acordo com o secretário de Educação, o documento corresponde a um articulador conceitual que direciona as políticas públicas e que está em consonância com a visão e o trabalho da gestão municipal em prol da educação. “Há 20 elementos que vão nortear a articulação entre projetos e as ações na cidade. Entre eles, uma educação inclusiva ao longo da vida, ações na linha da diversidade e não discriminação, de acesso à cultura e de diálogo intergeracional, ações de conhecimento do território, de formação, adequação dos espaços e de participação dos cidadãos”, considera.


Em todo o mundo e no Brasil

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) reúne mais de 490 cidades nos cinco continentes. Barcelona é reconhecida como a primeira cidade do mundo a se declarar uma Cidade Educadora, apostando nos espaços públicos e na articulação de diferentes setores para garantir a educação integral de suas crianças e adolescentes.

No Brasil, o movimento já conta com a participação de mais de 15 cidades. Entre elas, Caxias do Sul e Porto Alegre. Atualmente, o município de Sorocaba, localizado em São Paulo, coordena a rede brasileira.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de abril de 2021.