Escolas fortalecem seu papel social

As instituições da rede municipal ajudam as famílias a atravessar a pandemia

Com as aulas presenciais suspensas há quase quatro meses, as escolas da rede municipal buscam manter o vínculo com alunos, fortalecendo o seu papel nas comunidades. Além de disponibilizar atividades, os professores e as equipes diretivas utilizam as redes sociais para continuar dando suporte às famílias e minimizar os impactos da pandemia provocada pelo coronavírus.

Cada instituição encontrou uma maneira de estar presente na rotina das crianças e adolescentes. Uma delas é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Camargo, que fez do WhatsApp o principal canal de comunicação.

A diretora, Simone Siqueira, conta que, pela rede social, os pais recebem informações, orientações e muitas dicas de atividades, como leituras, jogos e brincadeiras. “A nossa escola iniciou as aulas oito dias depois das demais escolas. Tivemos 20 dias de aula. Por ser uma comunidade nova, foram apenas 20 dias para conhecer os alunos e pais. Mesmo assim, conseguimos manter 390 das 440 famílias de alunos matriculados vinculadas”, enfatiza.

Além de utilizar as redes sociais para a educação, a instituição, localizada no Bairro Santa Marta, mobiliza a comunidade escolar para ajudar as famílias prejudicadas financeiramente pela pandemia, angariando alimentos para serem distribuídos a quem precisa. “Já tivemos a entrega de 50 sacolas de doações de alimentos”, comenta Simone.

A situação vivenciada pela Emef Adolfo Camargo é compartilhada por outras instituições, como a Escola de Educação Infantil (Emei) Padre Alcides, situada no Bairro Victor Issler. O auxílio às mais de 70 famílias atendidas é feito a partir da internet. “Sempre tivemos essa relação de bastante troca de informações e ideias, que, hoje, ocorre por meio das redes sociais”, salienta a diretora, Geruza de Araújo Zanotto.

Conforme a diretora, após receber pedidos de ajuda, a escola também tem organizado e viabilizado doações. “Logo que começou a pandemia, recebemos muitas mensagens de pais, pedindo se conseguiríamos alimentos. Então, fizemos uma ação entre os professores da escola e conseguimos arrecadar alimentos com amigos e doar para 64 das 75 famílias. Conseguimos atender a grande maioria, que tinha necessidade”, conta.

Neste momento em que todo o mundo atravessa um período atípico, as escolas da rede municipal reforçam a sua função social. Mais que propor atividades, elas estão ao lado das famílias, sustentando uma grande rede de empatia e solidariedade, essencial para que os reflexos da pandemia sejam reduzidos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 6 de julho de 2020.