Minha Escola de Cara Nova amplia a aprendizagem

A renovação dos espaços possibilita um cotidiano com experiências inovadoras

Renovar o espaço escolar com intervenções estéticas conceituais faz do Minha Escola de Cara Nova um importante programa municipal. Criada pela Prefeitura, a partir da Secretaria de Educação, a iniciativa já atendeu 33 instituições de Ensino Fundamental e 33 escolas de Educação Infantil, contemplando mais de 15 mil alunos.

Tendo em vista que a educação é um universo cada vez mais dinâmico e interativo, a Prefeitura procura inovar os espaços das escolas de forma paralela à formação pedagógica dos professores municipais. O objetivo é qualificar de maneira significativa a aprendizagem.

Conforme a coordenadora do Minha Escola de Cara Nova, professora, Luciane Dadia Rodrigues, a reorganização dos espaços e a implantação de ateliês de construção de conhecimentos, espaços literários e lúdicos e brinquedotecas trazem benefícios para toda a comunidade escolar. “O programa tem possibilitado o desenvolvimento da autoestima de alunos e professores, maior autonomia dos alunos nas atividades e acesso aos materiais e objetos. Ainda, conduz os professores a proporcionarem diferentes experiências sensoriais, motoras e cognitivas com os alunos, além de favorecer a ética do cuidado com o patrimônio público a partir da contribuição de alunos, pais e professores para uma escola melhor”, considera.

Outro aspecto importante do projeto é que, no decorrer da sua implementação, as escolas vêm compreendendo a sua complexidade. O modo como são organizados os materiais, objetos e espaços externos e a forma como os alunos e professores ocupam esse espaço e interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica. Com isso, as instituições constroem a sua identidade pedagógica na comunidade em que estão inseridas.

O ano de 2020 está iniciando com intervenções em várias escolas para recepcionar os alunos. Com elas, a Secretaria de Educação busca, além de transformar espaços, criar pontes para que jovens e crianças vivenciem um cotidiano com experiências inovadoras, promovendo situações de cooperação e sustentabilidade que contribuam para a formação de cidadãos conscientes.


(Fotos: Divulgação)


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de fevereiro de 2020.