Monitores das escolas municipais tiveram tarde de formação continuada

A Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, promoveu na quinta-feira (17) mais uma etapa da formação de monitores que atendem os alunos com deficiência nas escolas da rede municipal de Educação.
O encontro contou com a participação, além dos monitores e gestores das escolas, da Coordenadoria de Educação e da Associação de Mães, Familiares e Amigos de Crianças e Adolescentes com Deficiência (AME), “que muito nos honram com a parceria na luta em promover a igualdade de oportunidades, de forma que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, tenham acesso a uma educação de qualidade”, destaca a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Simone Krabbe.
A formação foi estabelecida em dois momentos, sendo o primeiro com profissionais da área da saúde, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, onde abordaram a temática “Comunicação Alternativa”, tendo como objetivo ampliar ainda mais o conhecimento de todos os monitores referente ao repertório comunicativo, que envolve as habilidades de expressão e comunicação, para os alunos com deficiência. A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
No segundo momento representantes da AME falaram sobre manejos específicos para melhor atender alunos com paralisia cerebral e autismo. “Foi um momento histórico na Rede Municipal de Ensino, pois a Associação pode dialogar com monitores, passando estratégias e falando a prática do dia a dia da família, para auxiliar este monitor na prática diária de sala de aula”, salienta Simone.
De acordo com ela, a inclusão não significa apenas inserir a pessoa com deficiência dentro do sistema de ensino, mas sim preparar esse ambiente e dar suporte para recebê-la. “Sendo assim, a formação de monitores da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo, proporciona para os acadêmicos dos mais variados cursos de licenciatura, desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundando conhecimentos na área específica da Educação Especial, para atuarem junto aos alunos com deficiência”, ressalta a coordenadora.
(Fotos: Divulgação/PMPF)