Biblioteca Municipal completa 77 anos

Projetos de incentivo à leitura marcam trajetória do espaço

A semana foi de comemoração na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. O dia 18 de abril, em que se lembra o Dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem a Monteiro Lobato, também foi marcado pelo aniversário de 77 anos do espaço que busca formar leitores e aproximar a leitura das escolas e da comunidade.

Para celebrar mais um ano, foi preparada uma programação com contação de histórias para os alunos de educação infantil das escolas municipais. Nessa quinta-feira (20) aconteceu a última atividade para fechar a programação, que contou com participação das escolas municipais de educação infantil Fredolino Chimango, Menino Deus – Professor Bandana, Vovó Neli, Geny Araújo Rebechi, Francisco Bianchini e Georgina Rosado.

Foi apresentada a história do livro “Edmundo Inventa o Mundo”, do autor passo-fundense Valmor Bordin, psiquiatra e escritor, falecido em 2015. O livro surgiu para explicar o ao filho o nascimento, tendo assim, como ponto de partida, o nascimento de um grão de feijão desde os primeiros momentos na barriga da mãe até a descoberta da imensidão do mundo e de todo um futuro pela frente. As ilustrações são de Ivana Tissot.

O Núcleo do Livro, Leitura e Literatura do município planeja todas as atividades da Biblioteca Municipal. “São 77 anos de muita história. Hoje temos um espaço totalmente remodelado e que qualifica ainda mais o trabalho que realizamos”, disse a coordenadora do Núcleo, a professora Suzana Einloft.

A Biblioteca Municipal foi criada através do decreto de lei federal nº 1.939, pelo então prefeito Arthur Ferreira Filho, sendo inaugurada no dia 02 de abril de 1940, na Sede do Grêmio Passo-fundense de Letras. A atual sede foi entregue em janeiro de 1983. Desde então, muitas mudanças acontecerão para qualificar o espaço.

Desde 2013, o espaço apresenta um novo conceito, com ações dedicadas à formação de novos leitores, ao aprendizado de novas linguagens e à percepção audiovisual. Além disso, é feita a reposição periódica de livros e a compra de novos títulos para atualizar o acervo, obras de arte são expostas com frequência e uma série de projetos são realizados, como o Literatura em Diálogo, Autor Presente e as Sacolas Literárias Itinerantes, entre outros. Ainda há o Espaço Autor Passo-fundense, que valoriza a produção local.

Em 2017, a Biblioteca Municipal entra em sintonia com as Jornadas Literárias e acaba sendo a ligação entre as escolas e a Pré-Jornadinha, realizada com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve reunir 20 mil participantes do público infantil e juvenil. A parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), que já acontece em alguns projetos, se torna mais presente com a Jornada.

Funcionamento

A Biblioteca Municipal fica localizado na Rua Morom, 2019, no centro da cidade. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h na parte da manhã e das 13h30min às 17h30min na parte da tarde. Aos sábados, o espaço também é aberto à comunidade 8h às 11h30min.

(Fotos: Fabíola Hauch) [caption id="attachment_6943" align="alignleft" width="360"]2404_biblio2Foto: [/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 24 de abril de 2017.