Aula inaugural da Escola de Hackers é nesta segunda- feira

A aula inaugural de mais uma edição da Escola de Hackers será realizada nesta segunda-feira (30), às 14h, no auditório do prédio B5 da UPF

A Escola de Hackers, iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, oportuniza um espaço para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico matemático para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Passo Fundo. A aula inaugural de mais uma edição da Escola de Hackers será realizada nesta segunda-feira (30), às 14h, no auditório do prédio B5 da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Toda a comunidade está convidada a participar da abertura dos trabalhos, com o ativista de software livre e colaborador e fundador da Fundação Software Livre na América Latina, Alexandre Oliva. O convidado especial para a aula inaugural também é doutorando na UNICAMP.


De acordo com o coordenador da Escola de Hackers, o professor doutor Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa é única no país, apenas países como Inglaterra e Estados Unidos oportunizam o ensino. “A Escola de Hackers é um projeto viável, que coloca Passo Fundo numa posição de vanguarda. É importante tornarmos possível a atividade de programação como uma prática curricular, já que estudos comprovam que os alunos que desenvolvem a programação têm desempenho 30% superior em todas as demais disciplinas”, contou o coordenador. Adriano explica ainda que o hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, sendo movido pela criatividade para melhorar o mundo com sua atuação.

Com sucesso de participação na edição do ano passado, em 2015 serão formadas novas turmas de 15 alunos, que aprenderão a operar programas com a linguagem Scratch. Entre as novidades, os alunos que se destacaram na primeira edição do projeto poderão participar da Escola de Hackers Avançada, com o intuito de desenvolver habilidades e competências em robótica educativa livre.

Espaço para a Educação Infantil

Outra novidade é o Berçário de Hackers, desenvolvido para alunos de 5 e 6 anos da Educação Infantil, que terão noções básicas de programação de computadores utilizando tablets.

O ensino

As aulas serão acompanhadas por professores e ministradas por estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação das instituições de Ensino Superior parceiras (UPF, IMED e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de março de 2015.