Lançamento do Seminário “Um Olhar de Paz sobre a Violência” acontece na próxima

Lançamento do Seminário “Um Olhar de Paz sobre a Violência” acontece na próxima

Numa promoção da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo, Escola de Ensino Médio Garra e COMDICA, com a realização e participação de diversas escolas particulares e públicas, organizações governamentais e não governamentais, acontece no próximo dia 14 de outubro, às 19 horas, na sede do Ministério Público/Promotorias de Justiça ( Rua Bento Gonçalves, 720, centro) o lançamento do Seminário “UM OLHAR DE PAZ SOBRE A VIOLÊNCIA”.

O Seminário acontecerá em 12 de novembro, durante todo o dia e sua programação será divulgada na solenidade de lançamento. O objetivo principal do Seminário é buscar alternativas de paz, com ações transformadoras da realidade, acerca da situação atualmente vivenciada no meio escolar, propondo à família, à comunidade escolar e à sociedade uma nova postura frente à violência. Dentre os objetivos específicos destacam-se a análise da postura das famílias perante as mais diversas formas de violência; a identificação das causas da violência escolar; o debate entre os participantes acerca de mecanismos de prevenção e encaminhamentos frente à violência; o subsídio às escolas com dados e material que permita a formulação de projeto que os habilitará a participarem do Fórum Permanente de Ações de Prevenção e Combate à Violência Escolar; e a realização de ações concretas, promotoras de paz, em contraponto à banalização da violência.

Após uma série de reuniões com as entidades promotoras e realizadas do evento, decidiu-se realizar o Seminário “UM OLHAR DE PAZ SOBRE A VIOLÊNCIA” que serão marco inicial do Fórum Permanente de Ações Prevenção e combate à Violência Escolar. Um dos motivos deste movimento é o uso de armas por alunos e a presença de “ facções” ameaçando e agredindo alunos das escolas do centro, que não pagam pela sua proteção ou tenham algum desafeto ou membro protegido destas “gangues”. De acordo com a promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne, é consenso entre o grupo que os encaminhamentos policiais e judiciais dos fatos não são suficientes para sanar o problema. “Precisamos de um planejamento concreto, sólido, abrangendo pais, alunos, professores e toda comunidade escolar, o qual, em conjunto com todas as providencias legais previstas no ECA e legislação pertinente, que possa demonstrar efetividade na prevenção à violência escolar. As escolas particulares, ao tratar abertamente da violência, que até então parecia restrita às escolas públicas e aos bairros periféricos, revelam coragem e uma atitude de enfrentamento da realidade”.

O Seminário é dirigido aos pais e professores das escolas particulares e públicas – estaduais e municipais, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, policiais civis, policiais cilitares, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais e estudantes interessados na área da criança e do adolescente.

Participam da realização do Seminário, além das entidades promotoras: GIEP – Grupo Integrado de Estratégias de Prevenção ao Uso de Drogas; ACOM – Ação Comunitária Contra o Consumo de Bebidas Alcoólicas na Infância e Adolescência; Escolas Conceição; Notre Dame; Menino Jesus; EENAV; Fagundes dos Reis; Instituto Educacional; Círculo Operário; 7ª Coordenadoria Regional de Educação; Brigada Militar – 3º RPMon; Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação; SEMCAS; Delegacia da Polícia da Criança e do Adolescente;COMSESC – Comissão de Segurança nas Escolas; Escolas de Pais do Brasil – Setor Passo Fundo e CASE – Centro de Atendimento Sócio-educativo Regional de Passo Fundo.

Todos estão convidados a participar. Maiores informações sobre o lançamento do Seminário no dia 14 de outubro poderão ser obtidas na Promotoria de Justiça, com Joziele, através do telefone (54) 313-5330.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 7 de outubro de 2005.