Aula inaugural da Escola de Hackers tem participação de alunos de 18 escolas

O evento dessa segunda-feira (30) contou com a participação de alunos de 18 escolas da rede municipal de educação

Aconteceu no Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), a aula magna da 2ª edição da Escola de Hackers da Prefeitura de Passo Fundo. O evento dessa segunda-feira (30) contou com a participação de alunos de 18 escolas da rede municipal de educação.

A Escola de Hackers, por meio da Secretaria de Educação, oportunizará espaço para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático para mais de 350 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública e uma turma de 25 crianças de 5 e 6 anos da Educação Infantil, sendo o projeto chamado de Berçário de Hackers, onde terão noções básicas de programação de computadores utilizando tablets.

O prefeito Luciano Azevedo esteve no evento e frisou a necessidade de novos ensinamentos na formação dos alunos do município. “Hoje nossas crianças já dominam as novas ferramentas tecnológicas, e a tendência é aumentar. Este projeto dará a condição de ampliar os conhecimentos, proporcionando acesso facilitado, tornando nossos futuros adultos em pessoas com mais capacidade e compreensão destas informações”, ressaltou Luciano.

A aula inaugural teve a participação do ativista de software livre e colaborador e fundador da Fundação Software Livre na América Latina, Alexandre Oliva, que falou sobre esta experiência de Passo Fundo. “É a primeira vez que vejo e estou encantado. Precisamos de mais pessoas que entendam o que é poder controlar o seu próprio computador, se comunicar com ele, para que faça o que você quer e não o que outro quer. Temos um mercado de programação muito grande e aberto no mundo todo”, disse Alexandre.


Nesta edição serão formadas turmas de 15 alunos, que aprenderão a operar programas com a linguagem Scratch. Entre as novidades, os alunos que se destacaram na primeira edição do projeto poderão participar da Escola de Hackers Avançada, com o intuito de desenvolver habilidades e competências em robótica educativa livre.

As aulas da Escola de Hackers serão acompanhadas por professores e ministradas por estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação das instituições de Ensino Superior parceiras (UPF, IMED e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).




Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de março de 2015.